Novo Centro de Pesquisa e Ensino

Novo Centro de Pesquisa e Ensino

Marco significativo: HOPE chega a Ribeirão Preto trazendo esperança para pacientes no campo do tratamento oncológico

No último dia 29 de novembro, Ribeirão Preto deu um importante passo na direção de oferecer melhores opções de tratamentos para pacientes oncológicos com a inauguração da HOPE — Humanização em Oncologia, Pesquisa e Ensino, um braço do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), que passará a participar de estudos clínicos internacionais para a pesquisa de medicamentos utilizados no tratamento do câncer.


A iniciativa é liderada pelos especialistas, Dr. Fernando Torres, Dr. Fábio Zola, Dra. Thaís Carvalho, Dr. Eduardo Saadi Neto e Dr. Vinicius Tomazini e sediará estudos da indústria farmacêutica dedicados ao desenvolvimento de fármacos mais eficazes, proporcionando evolução nos tratamentos  empregados para o combate ao câncer.


“Estamos todos radiantes em dar esta notícia para Ribeirão Preto, porque este é um sonho antigo que estamos realizando. Já trabalhamos na CTO a parte assistencial, o cuidado dos pacientes e a constante atualização científica, através de aulas e simpósios. Estava faltando poder fazer pesquisa clínica e oferecer aos nossos pacientes a oportunidade de experimentar tratamentos inovadores e, junto com isso, também contribuir para o desenvolvimento da ciência e da oncologia”, ressaltou Thaís Carvalho.


A inauguração da Hope dá início ao processo de liberação da CTO para realização de Pesquisas Clínicas, como explica o diretor, Fábio Zola. “Novos tratamentos sempre passam por algumas etapas. Primeiro a droga é desenvolvida em laboratório, depois são feitos alguns testes em cultura de células ou animais, em seguida, ela pode ser utilizada em humanos, passando por três fases distintas de análises. Na primeira, é testada a toxidade da medicação e sua compatibilidade com a utilização em humanos. Na segunda fase, testa-se a eficiência esperada dela em relação aos estudos anteriores. E nos estudos de fase três — que priorizaremos na Hope —, a droga é utilizada em uma escala maior, em comparação com o melhor tratamento vigente no momento. Nossa ideia é trazer esses estudos, que já estão amadurecidos, para darmos um passo à frente nos tratamentos, antes mesmo de eles entrarem no mercado em definitivo”, afirmou Zola. 

 

Trajetória


Para o diretor Fernando Torres, o lançamento da HOPE inaugura uma nova fase no desenvolvimento da CTO. 

 

O planejamento estratégico traçado em 2008 previa quatro etapas: a primeira foi montar uma radioterapia de excelência na cidade; a segunda foi transferir a CTO para um prédio maior, para poder melhor acomodar os pacientes e suportar o crescimento da CTO; a terceira foi a ampliação da radioterapia através de um  upgrade possibilitando tratamento estereotaxico (radiocirurgia) guiado por imagem tomográfica para qualquer estrutura do corpo. 

A quarta etapa do planejamento estratégico foi alcançada agora: o desenvolvimento do Ensino e Pesquisa, algo essencial para toda instituição séria que se compromete com a oncologia”, avalia Fernando Torres.

Agregar os médicos Eduardo Saadi Neto que traz vasta bagagem na pesquisa clinica em oncologia e o hematologista  Vinicius Tomazini à equipe da CTO foi decisivo para alcançar essa meta e, a expectativa com a Hope, segundo os dirigentes, é atender com a qualidade e expertise já existentes na CTO os pacientes que necessitam de tratamento oncológico, e já esgotaram os tratamentos existentes, ficando sem opções terapeuticas. “Para esse paciente, a Hope será a esperança de encontrar algum tratamento que possa prolongar sua vida ou até mesmo o curar”, conclui Torres. 

 

HEMATOLOGIA

“Ribeirão Preto é referência nacional em medicina, com uma das melhores Hematologias do Brasil — no Hospital das Clínicas —, que foi minha casa de formação, mas a parte de Pesquisa Clínica ainda é precária, sendo concentrada nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Será sensacional trazer para o interior também está oportunidade”

Dr. Vinicius Tomazini

 

NÍVEL MUNDIAL

“O sonho da pesquisa clínica nasceu a partir do momento em que percebemos a necessidade de inovar para os nossos pacientes. A CTO, junto com toda nossa rede de apoio, vem para trazer a pesquisa e se diferenciar no mercado como prestador de serviço em saúde de qualidade em nível mundial”

Dr. Eduardo Saadi Neto


LANÇAMENTO 

Profissionais da área de saúde em Ribeirão Preto e região prestigiaram a abertura da Hope e aproveitaram para conhecer a infraestrutura destinada à pesquisa.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: