Projeto EcoEduca

Projeto EcoEduca

O primeiro projeto educacional em um clube de Lazer

Projeto EcoEduca

O Clube Magic Gardens, fundado em 1998, com suas atividades iniciando-se em 2000, é o berço do primeiro projeto educacional do Brasil montado e desenvolvido em um clube de lazer. O presidente do Clube, o empresário Alexandre Balbo Neto, destaca o projeto como uma ferramenta de aprendizado em educação ambiental tanto para os sócios e frequentadores do clube quanto para as novas gerações do nosso país.

 

“O projeto foi pensado e montado com muito amor, mas principalmente como um poderoso meio de aprendizado sobre questões ambientais para crianças de 5 a 15 anos de escolas públicas e privadas de toda região de Ribeirão Preto. As crianças passam o dia no projeto conhecendo, aprendendo e praticando atitudes de cuidado e respeito com o meio ambiente e a natureza. Aqui no projeto elas aprendem a cuidar do nosso planeta e a tratar com respeito a fauna e a flora. Nosso principal objetivo é inspirar crianças e jovens a pensar em um mundo melhor para todos, sendo uma oportunidade para sermos seres humanos melhores”, ressalta. 

 


O Projeto Eco Educa é um projeto idealizado em parceria com educador ambiental Gustavo Alcântara da Ecoar Educação e Sustentabilidade e conta com uma equipe experiente de educadores, tendo como pilares a vivência ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Onu (ODS). São 5 espaços temáticos (Terra e Água, Energia, Resíduos e Floresta) nas dependências do clube que trabalham diferentes questões ambientais.

 

Entre elas questões como agroecologia, produção e consumo de alimentos saudáveis, abelhas nativas sem ferrão, o uso consciente da água, energias renováveis e sustentáveis como a captação de energia solar e a energia eólica e o uso de fogões solares.

 

Trabalhamos também a separação de resíduos recicláveis e como podem ser aproveitados em diversos produtos sustentáveis exposto em nossa materioteca (a primeira permanente do interior de São Paulo), além de vivências com a natureza e a importância da conservação das espécies florestais e animais. As escolas podem optar por dois roteiros diferentes no projeto: meio período ou período integral. Para isso, todas as atividades são pensadas e adaptadas à proposta da escola e a faixa etária dos alunos, incluindo uma alimentação saudável. “Tudo pensado com muito carinho e conhecimento também” segundo Livia Maria, da equipe de coordenação do projeto. 

Existe também a opção de roteiro chamada de “Hibrida”, no qual além do projeto educa, os alunos podem desfrutar do clube


Existe também a opção de roteiro chamada de “hibrida”, onde os alunos passam meio período no Projeto Ecoeduca acompanhadas por educadores qualificados e no outro período elas podem curtir o dia em um dos maiores Clube-Parques do Brasil, o Clube Magic Gardens que possui uma linda área de lazer com piscinas de ondas, um enorme Rio Lento e piscinas infantis.

 

“O roteiro híbrido aposta no aprendizado com a prática em vivências dinâmicas cheias de curiosidades e conhecimento além um de divertido momento com atividades voltadas para o lazer e muitas brincadeiras. Percebemos que esse mix entre o projeto Ecoeduca e a diversão, cria sem dúvida alguma um forte laço de aprendizado que perduram no tempo e nas atitudes”, destaca Alexandre. 

 


Algo importante que também vale destacar é a preocupação com a alimentação servida no projeto, que é equilibrada e balanceada e que conta com a parceria importante da empresa. A Native Orgânicos, pioneira em alimentos orgânicos de alta qualidade no Brasil e presente em mais de 60 países.

 

“Nosso principal objetivo é inspirar crianças e jovens a pensar em um mundo melhor para todos, sendo uma oportunidade para sermos seres humanos melhores”, ressalta Alexandre Balbo

“Nosso principal objetivo é inspirar crianças e jovens a pensar em um mundo melhor para todos, sendo uma oportunidade para sermos seres humanos melhores”, ressalta Alexandre Balbo

 

Valorizando ainda mais as experiências ecológicas do projeto. Alexandre também destaca a importância do projeto dentro do Clube Magic Gardens que acabou por beneficiar os mais de 40 mil sócios, criando melhores hábitos e condutas sobre os cuidados com nosso meio ambiente, com nossas fontes renováveis e alternativas de energia, nossos animais, a flora e os resíduos que antes eram descartados e muito mais.

 

“Queremos e vamos ser um exemplo de cidadania e preocupação ambiental, um exemplo de como podemos ajudar nosso meio ambiente e nosso planeta. Queremos plantar uma semente para o futuro, transformar hábitos e gerar mudanças nas atitudes com o meio ambiente, produzir novas ideias para sermos melhores uns com os outros, mais tolerantes e reflexivos, plantando o amor e a educação entre todos”, finaliza Alexandre. 

 

Projeto EcoEduca
Magic Gardens. 
Av. Jornalista Antônio Carlos Pinho Santana, 2501 - Jardim Orestes Lopes de Camargo
Fone: (16) 3975-8993
Facebook: facebook.com/projetoecoeduca
Instagram: @projetoecoeduca


Fotos: Divulgação

Compartilhar: