Referência em educação

Referência em educação

Escola Semente está estruturada para atender crianças de Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental, com opção de meio período e integral

*Matéria publicada na edição 1093 da revista Revide

A Escola Semente está prestes a começar um dos mais importantes capítulos de sua história. Depois de um período intenso de planejamento e de reestruturação, a instituição anuncia, para 2022, a mudança para uma nova sede e a ampliação dos serviços oferecidos. O novo espaço, que está em fase final de obras, fica na Avenida Carlos Consoni, na zona Sul da cidade.

“Além da questão da localização que, sem dúvida, é privilegiada e de fácil acesso a todos, o grande diferencial desse projeto é que tivemos a oportunidade de desenvolvê-lo de acordo com a filosofia da nossa escola, com ambientes amplos, seguros e confortáveis que, em conjunto com os recursos pedagógicos e com a tecnologia de ponta, favorecem a construção do conhecimento das mais diversas formas. Importante salientar que a essência da Semente, que transformou a escola em referência de ensino de qualidade, permanece a mesma. Cada detalhe foi pensado com o intuito de cuidar e de preparar essas crianças para o futuro”, comenta a diretora Gisela Aprili Raya Ravelli. 

“A essência da Semente, que transformou a escola em referência de ensino de qualidade, permanece a mesma”, afirma Gisela

Berçário

A escola está estruturada para o atendimento de crianças de quatro meses até um ano e oito meses. A rotina inclui situações de aprendizagem (musicalização, ateliê de artes, contos de histórias, parque) e de cuidados (alimentação, higienização, banho de sol e repouso). Toda a alimentação é oferecida pela escola e supervisionada por uma nutricionista, que elabora um cardápio mensal diversificado e balanceado. Os pais acompanham por meio de uma agenda diária a rotina dos filhos.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, que vai dos dois aos cinco anos, a escola busca organizar um ambiente no qual as crianças possam vivenciar suas infâncias em sua plenitude e desenvolver, a partir dessas experiências, suas potencialidades, bem como uma imagem positiva de si, para que atuem com confiança e liberdade nos diversos contextos sociais que ocupem. A criança que frequenta a escola apenas um período tem atividades regulares elaboradas a partir de projetos anuais, pensados cuidadosamente para cada faixa etária pela equipe pedagógica da escola.

Para cada grupo da educação infantil, a escola oferece atividades complementares que abrangem outras áreas do conhecimento como: musicalização, expressão corporal, culinária, jardinagem, marcenaria, e cuidado com os animais.

Escola Semente trabalha com projeto pedagógico que favorece a construção do conhecimento por meio de vivências

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, hoje do 1º ao 5º ano, mas ampliado até o 9º ano a partir de 2022, a Semente trabalha com a concepção sócio interacionista, em que conhecimentos são construídos a partir das experiências cotidianas vivenciadas. “Esses conhecimentos interagem e se integram em uma visão mais humanística e sustentável, favorecendo o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências, como a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade, tanto pessoal quanto coletiva. Para nós, as vivências nessa fase são fundamentais para o aprendizado”, descreve a diretora.  

Ainda segundo Gisela, o grande diferencial do enfoque metodológico da escola é a valorização do processo singular dos alunos, assim, como os processos colaborativos de aprendizagem. “Privilegiamos o repertório cultural e amparamos o conteúdo com experiências cheias de significado para os alunos. Trazemos no nosso cotidiano da sala de aula um enfoque interdisciplinar, com intuito de ampliarmos as possibilidades de solucionar problemas reais”, acrescenta.

Os objetivos para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) são: promover a formação cidadã, de indivíduos atuantes na sociedade; possibilitar a aprendizagem por meio de experiências de investigação e exploração; desenvolver múltiplas linguagens que ampliam as formas de expressar, conviver e brincar. “Compreendemos que vivemos em mundo possível de muitas formas de expressões. Sendo assim, abarcamos em nosso projeto: Ateliê de culinária, Projetos de inglês, Vivências extracurriculares: com estudo de campo/culturais, Oficina de ciências, Oficina de música/coral, Oficina de marcenaria, Oficina de jardinagem/horta, Oficina de sustentabilidade, Oficina de leitura, compreensão e interpretação. Agora, em nosso espaço novo, teremos uma quadra poliesportiva. A Oficina de Movimento e Esportes enriquecerá ainda mais o nosso projeto”, adianta.

Nessa ampliação do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o objetivo será: promover a formação cidadã, desenvolvendo indivíduos conscientes para uma sociedade plural e inclusiva; conectar ainda mais a formação acadêmica com um olhar ampliado para as questões/problemas contemporâneos, atuais, locais e singulares, fortalecendo sempre os conhecimentos e gestão das emoções; formar os(as) alunos(as) protagonistas de seus projetos de vida e com atuação crítica.

Nova sede, na zona sul da cidade, está em fase final de obras

Escola Semente
Tels.: (16) 3911.9211 e 3620.8198
Instagram: @escolasementerp


Foto: Revide

Compartilhar: