Conscientização sobre saúde mental e bem-estar

Conscientização sobre saúde mental e bem-estar

No mês do Setembro Amarelo, o “Café Com Saúde” — programa da Medicina Preventiva que promove ações para colaboradores de empresas conveniadas à Santa Casa Saúde —, aborda saúde emocional e bem-estar

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção do suicídio e promoção da saúde mental que acontece durante todo o mês de setembro, para estimular o diálogo sobre o cuidado emocional. O tema escolhido para 2023 foi “Se precisar, peça ajuda!” e a cor amarela simboliza vida, luz e esperança.

 
Nesta edição do “Café com Saúde”, os colaboradores da EBEG, empresa conveniada à Santa Casa Saúde, participaram de uma palestra com a psicóloga Alessandra Baroni, que preparou um material abrangente com dados e insights sobre a saúde mental e emocional dos brasileiros.


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população afetada. Há uma preocupação crescente, pois estima-se que um em cada quatro brasileiros enfrentará algum tipo de transtorno mental durante sua vida. Daí a importância de a sociedade expandir um diálogo franco sobre saúde mental, quebrando o estigma em torno do tema. “A ansiedade é quando seu cérebro corre e seu corpo caminha. Por isso, é importante estar atento às respostas físicas que nosso emocional desperta para buscar auxílio profissional adequado. É preciso reforçar que o cuidado com a saúde emocional é tão importante quanto o cuidado com a saúde física, não apenas em setembro, mas sempre”, disse a especialista. 


A ação objetiva conscientizar sobre a importância de zelar pela saúde emocional, identificar sinais de sofrimento psicológico em si e nos outros, buscar ajuda profissional quando necessário e criar um ambiente de apoio e acolhimento para quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental. Isso contribui para reduzir o estigma em torno das doenças mentais e promover uma cultura de cuidado e prevenção do suicídio.


Algumas dicas para apoiar a causa do Setembro Amarelo incluem: estar atento aos sinais de alerta em amigos e familiares, ouvindo com empatia e oferecendo apoio; buscar ajuda profissional ao enfrentar problemas emocionais; promover conversas abertas sobre saúde mental, reduzindo o tabu em torno do assunto; praticar o autocuidado, adotando hábitos saudáveis de sono, alimentação e exercícios; e divulgar recursos de ajuda, como os serviços de prevenção ao suicídio, para que aqueles que precisam possam encontrar auxílio.


O Centro de Valorização da Vida (CVV)  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente, sob total sigilo, todas as pessoas que querem e precisam conversar, pelo telefone 188, 24 horas por dia. 


A Santa Casa Saúde conta com serviço de atendimento on-line, sem custo adicional, em diversas especialidades, entre elas psiquiatria e psicologia. Saiba mais no site www.santacasasauderibeirao.com.br ou entre em contato com nossa equipe de Medicina Preventiva pelo telefone (16) 3977-6509. 

Compartilhar: