Corsets: Moda ao longo da história

Corsets: Moda ao longo da história

Utilizados no passados como forma de padronizar o corpo feminino da época, os corsets estão em alta novamente, mas valorizando a sensualidade e empoderamento feminino

Os corsets voltaram. Essa peça de roupa ressurgiu para ser utilizada como um código de vestimenta empoderado, estiloso e de forma saudável. “Podemos reparar nas ruas e nas redes sociais que o uso do corset está presente nos looks atuais”, afirma a youtuber e professora de moda, Alana Santos Blogger. No geral, ela descreve o corset como uma peça que modela o corpo, dá postura e alonga a silhueta. Apesar da popularidade, os corsets são peças que dividem opiniões devido a sua representatividade. “Muitas vezes foi usado como uma forma de ‘controlar’ uma mulher, restringir seus movimentos e modificar o seu corpo. Porém, também era uma peça usada para realçar a sexualidade feminina”, explica Alana.

Youtuber e professora de moda, Alana Santos Blogger, relembra a história do corset (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Nos anos 1970 foi aderido e reinventado pe- los punks, com materiais menos rígidos e como adereço externo. “A partir desse marco foi usado pelos góticos, pessoas que gostavam de um estilo retrô, dançarinas burlescas e, em 1980, pela Madonna. O corset passou a ser um símbolo da sexualidade feminina e não de opressão”, explica a professora. Para a influenciadora Vitoria Guessi, ainda existe um longo caminho a percorrer quando o assunto é o padrão do corpo feminino, principalmente no mundo da moda. “Não vejo nela aquela função de modelar/marcar o corpo que chegava até a machucar as mulheres, mas sim, de trazer estilo e personalidade para o look”, explica. Apesar disso, ela ressalta que a maior dificuldade é de encontrar modelos diver- sos, seja de tamanho ou até mesmo de estilo. “Por isso, muitas acabam tendo que fazer sob medida, o que custa mais caro”, pontua. “Vejo ele mais como um acessório e aliado da mulher que deseja se sentir poderosa. Temos várias influencers e celebridades diferentes que adotaram o corset como uma forma de celebrar seus corpos, com toda a sua sensualidade e feminilidade”, acrescenta a consultora de imagem Isabela Coelho.

Vitoria Guessi, formada em moda e dona do perfil @in.sidefashion, e Isabela Coelho, consultora de imagem (Fotos: Arquivo Pessoal/ Alexandra Yamakami)

A dona do Ateliê Kimera de confecção de corsets, no município de Jaboticabal, Monique Fenerich, explica que houve um “renascimento” do corset no início dos anos 2010, e novamente nos anos 2020. O que mostra a ciclicidade da moda. “Nos últimos desfiles de grandes marcas, a peça tem ganhado um grande destaque, sendo muito usada por famosas e despertando interesse, afinal, é uma peça que pode ser combinada com praticamente qualquer estilo”, finaliza.

Monique Fenerich é dona do Ateliê Kimera de confecção de corsets, localizado em Jaboticabal, Região Metropolitana de Ribeirão Preto (Fotos: Arquivo Pessoal)


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: