Projetos que transformam vidas: história centenária

Projetos que transformam vidas: história centenária

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto comemora 100 anos de existência e parceria com a sociedade ribeirãopretana

Conheça o trabalho desenvolvido por algumas instituições sociais de Ribeirão Preto em diferentes esferas e veja como até mesmo as pequenas ações têm o poder de reverberar, gerando resultados grandiosos. A seguir, a entidade escolhida pelo Magic Gardens


 

 

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) é um patrimônio cultural da cidade. Ao longo dos seus 100 anos de existência, formou centenas de músicos e encantou multidões.

 

“O centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi o momento mais importante do ano e podemos dizer que, depois da data da fundação, este é o principal acontecimento dessa história”, comenta o diretor presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP, Silvio Trajano Contart. Poucos municípios brasileiros têm uma orquestra e poucos têm uma orquestra com as características da ribeirãopretana. 

 


O papel da Sinfônica de Ribeirão não se resume aos palcos. O diferencial está no papel educativo e social desenvolvido através do Projeto Tocando a Vida, que existe desde 2006.

 

O projeto, fomentado com recursos de empresas e de pessoas admiradoras, permite que a orquestra ofereça aulas de música gratuitas à população em quatro núcleos da cidade: na sede da Sinfônica, no Centro da cidade, onde ensaiam os coros adulto e jovem; na EMEF Nelson Machado (Jardim Maria Casagrande), com aulas de instrumentos de cordas, sopro e canto coral; na EMEF Honorato de Lucca (Jardim Salgado Filho), com aulas de canto coral e flauta doce, e no FRASOL (Parque Ribeirão), com aulas de violão, violoncelo e canto coral.

 

“Muitos desses alunos, que nunca conheceram uma orquestra, ocupam lugares entre os instrumentistas ou no coro nos inúmeros concertos realizados ao longo do ano. Anos depois, muitos deles estão cursando as universidades de música”, destaca Contart.

 

Mesmo aqueles que não optarem pela carreira, tiveram a oportunidade de um aprendizado que contribui para o desempenho escolar, a socialização e a vivência em um universo onde se aprende várias disciplinas escolares através da música. O Projeto Tocando a Vida é um instrumento de cultura, mas também de educação, inserção, formação de plateia e transformação social que diferencia a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

 

 

A Orquestra 


A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 1922. É mantida, desde 1938, pela Associação Musical de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos, fundada por músicos e abnegados.

 

Tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirãopretano através da Lei n° 14.338 de 24 de maio de 2019. Recebeu, em maio de 2021, o Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Desde sua fundação, a OSRP já se apresentou inúmeras vezes através de concertos oficiais ou apresentações com grupos de formações menores Brasil a fora.

 

Foram mais de 1.500 concertos realizados através das séries Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto e Ciranda Sinfônica, a maioria gratuitos e abertos à população, com o propósito de democratizar o acesso à cultura e à música erudita. A Sinfônica também mantém o projeto Tocando a Vida, de caráter socioeducativo, voltado à formação de músicos por meio de aulas gratuitas de instrumentos musicais e canto coral.

 

O projeto possui, atualmente, mais de 700 alunos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, violão e flauta doce, além dos coros Adulto e Infantil. É desenvolvido com recursos de patrocinadores diretos e leis de incentivo à cultura. Além disso, a orquestra ribeirãopretana tem vasto Arquivo Histórico, formado por documentos que datam desde o início do século passado e que contam a história da música e da vida cultural da cidade.

 

Como ajudar

 

Diferente de outras orquestras, a Sinfônica de Ribeirão Preto não pertence ao município ou ao Theatro Pedro II. A orquestra é mantida com recursos disponibilizados voluntariamente por empresas e pessoas físicas. Existem duas formas de contribuir com a orquestra e seus projetos sociais: 


- Projeto Tocando a Vida: totalmente aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) e pessoas jurídicas contribuintes do ICMS podem destinar parte do imposto devido, mediante regular apuração promovida pela própria empresa, a projetos da Sinfônica previamente aprovados pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Acesse este link.


-Contribuição mensal: apoiador (contribuição com valor de livre escolha), sócio (valor fixo com direito a um par de convites para cada edição da série Concertos Internacionais) e patrono (um salário Mínimo por mês com direito a várias contrapartidas da orquestra). Acesse este link.

 

Leia mais:
Projeto EcoEduca - Projeto une educação ambiental e lazer em Ribeirão Preto


Fotos: Divulgação - Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Compartilhar: