Propostas inovadoras
Maria Tereza de Souza Lima Uchôa é presidente do Instituto Credicitrus

Propostas inovadoras

Com o foco na geração de renda e na promoção da sustentabilidade, o Instituto Credicitrus apoia iniciativas de impacto social em Ribeirão Preto

Com o objetivo de potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, o Instituto Credicitrus incentiva iniciativas inovadoras desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Negócios de Impacto Social.

 

De acordo com a presidente do Instituto e vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, o grande propósito é construir oportunidades e transformar vidas.“Este propósito se materializa através dos nossos pilares ambiental, social, educacional e cultural”, define.

 

Entre os projetos apoiados está a Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto. Maria Tereza explica que a decisão de apoiar um projeto passa pela qualidade e viabilidade dele e a escola apresentou uma proposta inovadora com uma estufa de cogumelos.

 

“Os investimentos que realizamos através do Programa de Investimento Social (PIS) têm o foco de promover a geração de renda. Nós acreditamos que esse é o caminho ideal para o empreendedorismo de impacto social que promove a sustentabilidade, traz dignidade, gera empregos, aprimora e amadurece a gestão. Esse é um ciclo virtuoso que tem início e que não terá fim. Projetos geradores de renda contribuem com o marketing das instituições, que passam a ser vistas pelos apoiadores e investidores de maneira ainda mais profissional e perene”, ressalta. Em 2021, o Instituto investiu R$ 5,27 milhões em 20 parcerias organizacionais, que impactaram 141.626 pessoas.

 


Em Ribeirão Preto, outras iniciativas são apoiadas pelo Instituto Credicitrus, como os projetos de geração de renda por meio do Brechó e da Usina de Energia Fotovoltaica da Organização Social Casa das Mangueiras e a revitalização do Brechó do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC).

 

“O Instituto pauta suas ações nos conceitos das práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança). Sendo assim, apoia e investe em projetos de entidades que demonstrem capacidade de impactar as comunidades nas quais atua, com ética e transparência em governança e comprometimento com a preservação ambiental”, detalha Maria Tereza. 

 


Ela adianta que, no próximo ano, a intenção é continuar apoiando projetos geradores de renda e de energia limpa e renovável. Reforça, ainda, que os editais já estão abertos para o ano de 2023. No site institutocredicitrus.com.br, todos podem conferir os requisitos.

 

Além destas iniciativas, o Instituto também foca no cuidado com a saúde e bem-estar das pessoas, com programas para a mente e o corpo e acredita na importância do desenvolvimento da arte e cultura. “Queremos também agir na medicina preventiva, com dicas e ações para a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol, entre outros, e na saúde emocional dos cooperados e colaboradores da Credicitrus”, complementa. 

 

Leia mais:
Projetos que transformam vidas: desenvolvimento pleno do ser humano
 


Fotos: Revide

Compartilhar: