Ribeirãopretana é a primeira em curso mais concorrido da Fuvest
Ribeirãopretana é a primeira em curso mais concorrido da Fuvest

Ribeirãopretana é a primeira em curso mais concorrido da Fuvest

Bruna Sena, 17 anos, estudante da rede pública, é a primeira colocada em medicina da USP de Ribeirão Preto

A estudante da Escola Estadual Alberto Santos Dumont  – de Ribeirão Preto –, Bruna Sena, é a primeira colocada para o curso de medicina na Usp de Ribeirão Preto, o mais concorrido da prova aplicada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

Aos 17 anos, Bruna Sena é filha de uma operadora de caixa que recebe R$ 1,4 mil. Ela, defensora dos direitos das mulheres, do movimento negro e da liberdade de gênero, conta que sua trajetória não foi fácil, mas que recebeu muita ajuda ao longo de sua jornada estudantil. “Muita gente me ajudou, desde a minha mãe aos meus professores”, conta, a primeira da família a chegar na universidade.

Além das aulas regulares, Bruna também frequentava o Cursinho Popular do PET-Medicina, um projeto da Usp Ribeirão Preto onde os próprios alunos de Medicina da universidade ministram as aulas do curso preparatório. “Eles [os professores] também foram minha inspiração”, completa a estudante.

Inspirada pelos professores, Bruna Sena agora serve de inspiração para outras pessoas – sejam negras, pobres e do ensino público. “Tenho recebido muitas mensagens de reconhecimento, de pessoas que se dizem inspiradas pela minha história”, revela.

Com o reconhecimento também vieram as criticas. A estudante relata que também tem recebido mensagens em que internautas a taxam de “vitimista”, para estes, ela deixa o seu recado. “É preciso ter mais empatia, estudar – e não decorar – história, e ser mais solidário, porque se não fosse a solidariedade de outras pessoas eu não teria conseguido”, finaliza.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: