Acidente Vascular Cerebral: sintomas e precauções

Acidente Vascular Cerebral: sintomas e precauções

O médico Wagner de Paula Ferreira faz um alerta para a prevenção do AVC

Esta quinta-feira, 29, é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral. Em lembrança a este dia, o cirurgião vascular Wagner de Paula Ferreira faz um alerta a toda a população.

O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo, principalmente entre pessoas acima dos 60 anos de idade. Além disso, é a quinta maior causa entre as idades de 15 e 59 anos, podendo também atingir crianças e recém-nascidos.

“A cada cinco minutos uma pessoa morre no Brasil em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral, de acordo com o Ministério da Saúde. São mais de 90 mil mortes ao ano”, acrescenta Dr. Wagner Ferreira.

Ferreira afirma que o AVC pode ser causado por embolismo de trombos que se formam dentro do coração, seja por hipertensão e aterosclerose. Outra causa é a presença de aneurisma dentro do cérebro, que pode se romper, causando um AVC chamado hemorrágico.

Os sintomas vão desde uma dormência no braço que vai progredindo, dificuldade para conversar, enrolamento da fala, um desmaio ou até mesmo morte súbita.

De acordo com Ferreira existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral: o isquêmico e o hemorrágico. O isquêmico causa uma interrupção brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, provocada por um coágulo. O tratamento é realizado por meio de cirurgias para a retirada da placa de gordura que obstrui a artéria, colocando stent, usado para normalizar o fluxo de sangue no local.

O outro tipo, o hemorrágico, é causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, que ocasiona sangramento no cérebro, geralmente provocado por um aneurisma. No tratamento são colocadas molas no interior do aneurisma, formando uma espécie de coágulo, para evitar que haja sangramentos.

O AVC também é a principal causa das pessoas abandonarem as atividades devido às graves sequelas deixadas. O médico acredita que isso se deve à falta de conhecimento da população sobre a prevenção aos sintomas básicos de um AVC.

O médico afirma que há vários tratamentos para o AVC. Apesar de todos os riscos, existem maneiras de prevenir, isso vai depender do tipo de Acidente Vascular Cerebral.

Ele explica que para prevenir o AVC isquêmico, é recomendado que seja feito um controle da hipertensão, da gordura no sangue, do diabetes, que acelera a formação de placas de colesterol nas artérias, e para quem tem mais de 50 anos, que procure um especialista. “Já para o AVC hemorrágico, considerado o mais grave, é necessário que pessoas que tenham tido parentes que sofreram com esse problema, tenham um acompanhamento quanto à formação de aneurismas, pois isso pode ser uma situação hereditária”, destaca.

“Não existe uma idade específica para prevenir o Acidente Vascular Cerebral. Há uma necessidade de que o médico esteja atento para a possibilidade. Muitas vezes, uma criança com dor de cabeça pode ter um aneurisma, que está se formando”, finaliza.

Ações em Ribeirão Preto

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto organiza nesta quinta-feira, 29, uma programação especial, na Praça XV de Novembro, das 8h às 17h, com orientações à população e distribuição de materiais educativos sobre os fatores de risco do AVC, prevenção, além de exposição de peças anatômicas e aferição de pressão arterial.

Esta ação conta com o apoio dos docentes e profissionais, pesquisadores, alunos e residentes do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Segundo o coordenador da campanha do HC, o neurologista Octávio Marques Pontes Neto, os médicos vão tirar as dúvidas da população sobre AVC, orientando como prevenir, praticar exercícios regulares e adotar uma alimentação saudável. Além de apontar os sinais de alerta de um AVC para um rápido socorro.


Serviço
Orientações à população sobre os fatores de risco do AVC, exposição de peças anatômicas e aferição de pressão arterial
Quando: 29 de Outubro - Dia Mundial do AVC
Onde: Praça XV de novembro, das 8h às 17h

Gabriela Maulim
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide e Jaelson Lucas / SMCS

Compartilhar: