Banco de Sangue de Ribeirão Preto lança campanha para Dia Nacional do Doador de Sangue
Banco de Sangue precisa de 70 doações diárias para atender, com segurança, todos os pacientes dos hospitais conveniados

Banco de Sangue de Ribeirão Preto lança campanha para Dia Nacional do Doador de Sangue

Ação “Vem doar” chama a atenção da sociedade para a importância desse gesto solidário que salva vidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice fica abaixo de 2%. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dessa ação, anualmente, em 25 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Devido à proximidade das férias e das datas comemorativas de fim de ano, o mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia.

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, os doadores estão sendo homenageados com a campanha “Vem doar”, que compartilha mensagens de agradecimento pelas redes sociais.

Até o dia 30, quem praticar esse gesto solidário será presenteado com uma camiseta alusiva à data (ou até enquanto durarem os estoques). Nos dias 25 e 28, a unidade oferecerá um café da manhã especial aos doadores, seguindo todos os cuidados necessários contra o novo coronavírus. “Essa é uma data muito especial para nós. Os doadores de sangue são protagonistas de um propósito maior, que é proporcionar novas chances de saúde e de vida para outras pessoas. Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos eles que, voluntariamente, se disponibilizam a esse ato de amor”, afirma Eli Mendes.

O líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto ressalta que, com esse cenário de pandemia, os estoques de sangue oscilaram ao longo do ano com um déficit em torno de 35%. “Ainda enfrentamos um momento crítico, operando com os nossos estoques com uma baixa de 20%. Necessitamos de 70 doações diárias para atender, com segurança, todos os pacientes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos”, informa.

Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Rua Quintino Bocaiúva, 895 - Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)
Tels.: (16) 3610.1515 | WhatsApp: 99702.0830
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado - aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho


Foto: Ahmad Ardity/Pixabay

Compartilhar: