Campanha quer reunir 500 doadores de sangue em Ribeirão Preto e região
A iniciativa faz parte da campanha “Mãos que Ajudam a Aliviar a Pandemia”

Campanha quer reunir 500 doadores de sangue em Ribeirão Preto e região

Campanha visa aumentar estoques de sangue que tendem a diminuir no meio do ano

Desde o dia 21 de junho, um grupo de voluntários de Ribeirão Preto e região se reúne em vários pontos de coleta para doação de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Mãos que Ajudam a Aliviar a Pandemia”, idealizada por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que seguirá até dia 21 de agosto.

A ação objetiva beneficiar bancos de sangue de Ribeirão Preto e região, como o Hemocentro e o Fujisan—Hemac.  A expectativa é reunir cerca de 500 voluntários, entre membros da igreja e da comunidade, de Ribeirão, Batatais, Cajuru, Jardinópolis, Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, e de outras localidades próximas. As cidades que contarem com pontos de coleta poderão receber as doações localmente.

De acordo com a voluntária, Andréia Moreno, uma das organizadoras da campanha, é importante o apoio da população para que o programa possa beneficiar o maior número de pessoas possível. “Convidem seus amigos e familiares. A doação é segura e pode salvar muitas vidas”, disse Andréia. 

Para Ricardo Mendonça, um dos responsáveis pela campanha, a ideia é incentivar um gesto de amor ao próximo. "É muito importante, neste momento difícil, que cada pessoa possa fazer algo para ajudar a aliviar os fardos e o sofrimento. Se cada pessoa agir, no sentido de ajudar o próximo, poderemos nos tornar mais fortes quando tudo isso acabar”, reforçou.

Segundo Aline Provenzano, assistente de captação do Fujisan-Hemac, nos meses de junho e julho há uma grande queda no número de doadores de sangue, devido a doenças respiratórias, o frio e a demanda de cirurgias, e isso faz com que os estoques fiquem em estado crítico. “É extremamente importante a conscientização de todos com esse ato de solidariedade e amor ao próximo. Sua doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Vamos todos levar um pouquinho de esperança e amor a quem tanto precisa. Doe sangue, doe vida”, explicou. 
 
Critérios básicos para a doação de sangue
- Portar documento oficial de identidade com foto e assinatura; 
- Estar bem de saúde;
- Pesar no mínimo 50 Kg;
- Não fazer jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Ter entre 16 e 69 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar acompanhados dos pais e / ou dos responsáveis legais; 
- O intervalo para doação de sangue convencional para homens é de 60 dias e para mulheres é de 90 dias. Entretanto, recomenda-se que o homem doe até quatro vezes por ano e a mulher até três vezes por ano.
 
Campanha Mãos que Ajudam a Aliviar a Pandemia
Período: de 21 de junho a 21 de agosto
 
Locais de doação - Ribeirão Preto
Fujisan-Hemac
Rua Garibaldi, 1280 - Centro
(16) 2138-3590
 
Hemocentro de Ribeirão Preto
Campus - Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela rua Prof. Hélio Lourenço).
Centro - Rua Quintino Bocaíuva, 470 
0800 979 6049 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: