Cientistas da USP desenvolvem nova anestesia para tratamento dentário
Cientistas da USP desenvolvem nova anestesia para tratamento dentário

Cientistas da USP desenvolvem nova anestesia para tratamento dentário

A fita adesiva libera anestésicos direto na gengiva e céu da boca e promete acabar com a agulha

A equipe de pesquisadores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e de Odontologia (FORP), ambas da USP em Ribeirão Preto, desenvolveu um “filme mucoadesivo anestésico”, uma espécie de fita com um esparadrapo biodegradável. A descoberta promete aliviar as dores de pequenos procedimentos, incluindo o desconforto causado pela agulha anestésica.

A fita, além de biodegradável, é biocompátivel com a mucosa do céu da boca e da gengiva. É feita de um derivado de celulose vegetal muito comum nas áreas farmacêutica, cosmética e de alimentos.

A ação anestésica começa após cinco minutos de adesão à mucosa gengival. “Ela atinge efeito máximo entre 15 e 25 minutos e dura por 50 minutos, que é o tempo médio de um procedimento cirúrgico odontológico”, informa um dos farmacêuticos responsáveis pela descoberta, Renê Oliveira do Couto.

Os pesquisadores, contudo, adiantam que ainda faltam estudos para confirmar os filmes mucoadesivos como substitutos das injeções de anestesias, principalmente em “procedimentos cirúrgicos mais invasivos e complexos”, como explica Couto. Mas, afirma que o produto pode ser efetivo em microcirurgias; extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos.

Todavia, a  equipe comemora, pois acredita que tenha conseguido, no mínimo, eficiente efeito pré-anestésico, no qual o paciente não sente a picada da agulha durante a anestesia.

Couto trabalha nesse projeto com os professores Osvaldo de Freitas, Renata Fonseca Vianna Lopez, Cristiane Masetto de Gaitani, Camila Cubayachi e Hugo Alexandre Favacho, da FCFRP, e Vinícius Pedrazzi e Paulo Linares Calefi, da FORP. 


Foto: Pixabay

Compartilhar: