Saiba como evitar lesões neste Carnaval

Saiba como evitar lesões neste Carnaval

Especialistas ouvidos pelo Portal Revide dão dicas para curtir a folia sem desgaste físico, priorizando a saúde e o bem estar

Até a próxima terça-feira, 9, acontece uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval. Mas é importante que os foliões tomem alguns cuidados para evitar possíveis lesões nas festas, como inflamações nos joelhos, tornozelos, e na coluna lombar, que podem agravar tensões musculares.

O uso de um calçado confortável e fechado, como tênis, é o recomendado. Além de proteger os pés de pisadas, possui um sistema de amortecimento que diminui a sobrecarga nas articulações.

De acordo com o fisioterapeuta Pericles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, o importante é usar calçados confortáveis e sem salto. “O salto alto aumenta o risco de lesões nos pés e tornozelos, além de provocar dores e tensões na região dos pés”, explica.

Além de uma boa alimentação e hidratação, o fisioterapeuta comenta que, com a perda de sais minerais causada pelo suor, é preciso aumentar a ingestão de líquidos, isotônicos e sucos.

“A falta de água no organismo pode causar câimbras, perda de coordenação e redução da performance. O líquido ajuda a manter o equilíbrio dos ácidos, regula a pressão sanguínea e controla a temperatura do corpo”, afirma.

No caso de uma "virada de pé", Machado frisa que acontecem reações inflamatórias agudas locais. O aconselhável é colocar gelo no local da inflamação, que é considerado um anti-inflamatório natural, seguido de repouso.

Respeitar as horas de sono e tempo necessário para o seu descanso também é importante para não abusar dos limites do corpo e evitar o desgaste físico. A falta de descanso pode causar dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade e alterações repentinas de humor. Por se tratar de uma atividade de caráter continuo e moderado, o aquecimento ou alongamento não se fazem necessários, no entanto este último pode ser feito para relaxamento após a folia.

“A melhor dica para curtir a folia com segurança é respeitar os limites do corpo e se divertir com responsabilidade, sempre priorizando a saúde e o bem estar. O importante é ter a consciência sobre o próprio condicionamento físico para que não ocorram abusos e, consequentemente, dores ou lesões mais sérias”, completa.

Forma Física

Para aqueles que estão fora de forma, a educadora física da Cia Athletica de Ribeirão Preto, Suzana Mendes Perticarari, comenta que a manutenção da forma física é fundamental, para ‘pular’ o carnaval. Porém, aos que não têm nenhum preparo físico, é preciso tomar cuidado. “Quem não tem nenhum preparo, o certo é evitar pular a noite inteira no carnaval, pois essas pessoas estão com a musculatura fraca, o que pode causar danos na coluna e nos tornozelos”, destaca.

Ela frisa que o individuo deve respeitar os limites do próprio corpo, para evitar lesões comuns por causa do excesso de esforço físico.

Outro cuidado importante para evitar problemas durante a folia é com a alimentação. “Aconselho as pessoas a comerem saladas, legumes e frutas, para assim manter uma alimentação balanceada para os dias de festas carnavalescas”, aponta.

Com todas essas dicas, é só cair na folia com segurança e de maneira saudável!


Foto: Arquivo Revide
 

Compartilhar: