Costureira alega que UBS teria perdido encaminhamento para cirurgia
Secretaria Municipal da Saúde alega que documento está em posse do município; um boletim de ocorrência por extravio foi aberto p

Costureira alega que UBS teria perdido encaminhamento para cirurgia

Secretaria Municipal da Saúde diz que documento está em posse do município; um boletim de ocorrência por extravio foi aberto pela vítima

A costureira Alexia Fernanda Cosmo alega que a Unidade Básica de Saúde Nelson Barrionovo, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, teria perdido um encaminhamento para que ela pudesse realizar uma operação no olho.

Um boletim de ocorrência por extravio de documentação foi registrado na tarde de segunda-feira, 21, após Alexia ir pessoalmente à UBS e não conseguir a documentação.

A costureira sofre de catarata e síndrome do olho irritado, e, por isso, seria necessário a retirada do globo ocular no Hospital Estadual (HE) de Ribeirão Preto.

Para isso, a UBS do bairro em que mora deveria encaminhar o pedido para o HE. Porém, segundo Alexia, o documento nunca foi entregue. "No posto não me falaram nada, só falaram para eu aguardar em casa. Como estava demorando muito e a dor estava muito intensa, foi ver o que tinha acontecido", conta.

Ainda de acordo com a costureira, o documento teria saído da UBS no dia 14 de outubro e sido entregue na Secretaria de Saúde no dia 15. Em seu relato, Alexia conta que o fato causou estranheza no próprio gerente do posto. 

"Chegamos lá [Secretaria de Saúde], e tanto no Hygia quanto no Cras não consta nenhum encaminhamento, nem o papel. Voltamos aqui [UBS] e eles persistem em dizer que está lá. Quero saber onde foi parar esse papel e porquê ele sumiu no meio do caminho", reclama Alexia.

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde informou que a guia da paciente está no Complexo Regulador aguardando vaga no HE na especialidade de oftalmologia plástica. Informa ainda que as vagas são distribuídas pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou que os encaminhamentos para o HE são de responsabilidade da Prefeitura de Ribeirão Preto. E que, até o momento, nenhum documento da paciente chegou ao poder da Secretaria Estadual.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: