Dia de Conscientização da Doença Falciforme: entenda a importância da data
Diagnóstico precoce é feito na triagem neonatal com o Teste do Pezinho

Dia de Conscientização da Doença Falciforme: entenda a importância da data

Alteração genética grave afeta mais frequentemente pessoas pretas e pardas

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis, comemora na segunda-feira, 19 de junho, o Dia de Conscientização da Doença Falciforme. A data é importante para chamar a atenção da sociedade sobre essa a doença, alteração genética grave que afeta mais frequentemente pessoas pretas e pardas. 

 

A Doença Falciforme (DF) é caracterizada por uma deformação das hemácias, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo.

 

O diagnóstico precoce da doença é feito na Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho, permitindo o diagnóstico desde a primeira semana de vida, seguido da instituição de acompanhamento de saúde especializado.  

 

A rede municipal de saúde de Ribeirão Preto oferece às pessoas com DF acompanhamento nas unidades de atenção primária, com equipe multidisciplinar, oferta de exames, medicamentos, pré-natal e vacinação.

 

Estes pacientes também precisam de tratamento e acompanhamento em serviços especializados do SUS, como Hemocentro e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, centros de referências para o tratamento e acompanhamento da pessoa com a doença.

 

Sem cura, a doença falciforme causa sintomas como dores intensas, anemia crônica, fadiga, infecções frequentes, lesões nos órgãos e complicações graves, como acidente vascular cerebral, e causar impacto na qualidade de vida dos doentes. 


As Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme estão definidas com base nas ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, do Ministério da Saúde.

 

Cabe ao Sistema Único de Saúde - SUS a garantia de acolhimento, acesso adequado, em tempo oportuno, oferta de cuidado humanizado e longitudinal a esta população, implementando ações educativas, de conscientização, assim como, de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e autocuidado e cuidados paliativos. 

 

Dia de Conscientização da Doença Falciforme

O Dia de Conscientização da Doença Falciforme é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela doença, que recorrentemente de transfusões sanguíneas frequentes, para tratar a anemia e internações para tratar episódios de dor, tratar infecções e outras complicações clínicas.

 

A pessoa com DF pode enfrentar deformidades físicas de extremidades, abalo da autoimagem, desesperança, ter dificuldades para frequentar a escola e manter-se no mercado de trabalho.  

 

O dia 19 de junho é uma ocasião para reforçar a importância da pesquisa científica, educação e mobilização social para apoiar as pessoas com doença falciforme, seus familiares e cuidadores.


Edilson Rodrigues/Agência Senado

Compartilhar: