Dr. Móvel aplicará vacinas contra febre amarela na USP
Dr. Móvel aplicará vacinas contra febre amarela na USP

Dr. Móvel aplicará vacinas contra febre amarela na USP

Do dia 9 de janeiro até agora foram avaliadas 5.498 carteiras de vacinas e aplicadas 2.668 doses por meio do consultório itinerante

Nesta semana, até sexta-feira, 24, o Dr. Móvel estará no campus da Universidade de São Paulo (Centro de Educação Física, Esporte e Recreação – CEFER).

O atendimento será realizado no período das 8h30 às 13h. “A expectativa é vacinar um grande número de pessoas, já que a população universitária do campus e funcionários é muito grande”, explica a enfermeira Ieda de Lucas Dieverine Santos.

O Dr. Móvel realizou, em quatro dias da semana passada, 402 atendimentos, com 192 pessoas vacinadas contra a febre amarela. Na última quinta-feira, 16, a equipe participou da caravana  “Siga Bem”, projeto que tem o apoio da ONU e percorrerá mais de 100 cidades brasileiras com atividades gratuitas de promoção dos direitos humanos.

Durante o evento foram realizados testes de HIV. O Dr. Móvel deu suporte à equipe do Programa DST/AIDS, Tuberculose e Hepatite sendo realizados 31 testes.

O trabalho de vacinação teve início no dia 9 de janeiro deste ano e deve durar até atingir a meta com quase 100 % de cobertura vacinal. “Os números até agora são positivos, 5.498 carteiras de vacinas avaliadas e 2.668 doses da vacina de febre amarela aplicadas até o dia 17 de março”, afirmou ela.

Além do trabalho voltado à imunização da febre amarela, o Dr. Móvel realiza vários atendimentos de rotina, como exames de papanicolau, mamografia para mulheres que nunca fizeram ou que não fazem há mais de 2 anos na faixa etária (de 50 a 69 anos),  exame convencional de HIV e sífilis, coleta de material para testes de tuberculose e  gravidez, orientações de saúde (tabagismo, aleitamento materno, avaliação de carteira de vacinação, orientação sobre álcool, drogas e pré-natal), aferição de pressão, glicosimetria e exames clínicos para atendimento médico.

A equipe é composta por um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um médico e um motorista.


Foto: Divulgação

Compartilhar: