Em um final de semana, Mutirão da Proctologia atende 127 pacientes
A expectativa é realizar 3 mil consultas até o final deste ano

Em um final de semana, Mutirão da Proctologia atende 127 pacientes

Ação é parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto com a ProctoGastroClínica

O Mutirão da Proctologia para pacientes do SUS que aguardam atendimento na fila de espera atendeu 127 pacientes, dos 200 agendados, no primeiro fim de semana das ações na especialidade. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a ProctoGastroClínica.

Diante do resultado, o Complexo Regulador, órgão da Secretaria Municipal da Saúde responsável pelo chamamento e agendamento dos pacientes que aguardam na fila de espera, decidiu aumentar o número de consultas.

Os próximos atendimentos do Mutirão da Proctologia acontecem nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. A expectativa é realizar 3 mil consultas até o final deste ano. “Já estava dentro do nosso planejamento aumentar o fluxo, baseado no resultado destas primeiras consultas, por isso iremos aumentar os atendimentos de 200 para 240 por final de semana”, diz a diretora do Complexo Regulador, Diva de Amorim Novais. 

O secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, avalia também que o resultado positivo permite o aumento. “A intenção é zerarmos a  demanda reprimida. São pacientes esperando há meses por uma consulta e irão sair daqui com um direcionamento. Assim nós conseguiremos administrar um pouco a fila de espera na especialidade, tomar fôlego até conseguirmos ter o nosso AME com mais capacidade de atendimento, que não permitirá que essas filas se formem no futuro”, disse.

O mutirão

O mutirão foi planejado para atender a fila de espera, que chega a mais de 3.500 pacientes que aguardam pela consulta. Para isso, os atendimentos foram organizados para receberem 25 pacientes por hora ou mais.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) disse ser uma vergonha para Ribeirão Preto que o paciente tenha que esperar tanto tempo uma consulta para ter o diagnóstico. “Com esse mutirão, nós vamos atender em média 200 pessoas a cada final de semana, para que, com isso, possamos diminuir esse represamento”, afirma.

Nogueira revelou ainda que outros mutirões em especialidades que passam pelo mesmo problema já estão sendo elaborados, para atender a população, que além da enfermidade, sofre com a espera, a exemplo do que já está sendo feito com o mutirão da catarata.

Os procedimentos gerados pelas consultas serão encaminhados, respeitando o fluxograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: