Esporte na melhor idade
Prática de esportes na terceira idade melhora a capacidade física e emocional

Esporte na melhor idade

Especialista destaca os benefícios da prática do esporte durante a terceira idade

Para o engenheiro civil, Antonio Jorge Souza Abud, de 66 anos, a prática do esporte sempre foi parte de sua rotina. Na juventude, gostava muito de jogar futebol.  Por ser um esporte de contato no qual as lesões são constantes, Antônio deixou o futebol de lado após os 40 anos de idade e se dedicou a academia e corrida.  

 

“É muito benéfico para saúde, me sinto muito disposto. Da hora que me levanto até a hora de deitar me sinto muito bem”, comenta. O engenheiro também destaca que aprendeu a jogar tênis a cerca de 15 anos, quando se tornou sócio do Tennis Country Club, e desde então pratica o esporte com um grupo de amigos do clube.

 

“Apesar de tudo isso, tive um infarto há noventa dias e tive que colocar um stent. Minha recuperação foi muito rápida e o médico me disse que a prática do esporte ajudou muito na minha rápida recuperação. Depois de 30 dias, já estava caminhando na rua e jogando tênis. Quem pratica esporte, acaba tendo uma vida saudável, pois tem uma alimentação saudável, não exagera na bebida alcoólica e não fuma”, ressalta.


O engenheiro agrônomo, José Ayrton Roxo, aos 85 anos, também começou cedo com a prática de esportes. Quando criança praticava natação, na juventude jogava futebol, mais tarde, passou a pedalar com amigos e, conforme a idade avançava, migrou par o tênis.  

 

Roxo também foi presidente da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto, onde também se dedicava às práticas esportivas. “Certa vez, estava jogando tênis com mais três amigos, e quando fui pegar uma bola caí na rede. Fui embora, e no dia seguinte quando fui caminhar comecei a me sentir mal e liguei para o meu médico. Eu estava enfartando e precisei ser operado.  Depois que melhorei, voltei para o meu tênis, voltei a caminhar e voltei até a andar de bicicleta por mais alguns anos", acrescenta.

 

Saúde


De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicação de 2021 do Ministério da Saúde, a recomendação para prática de esportes na melhor idade é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana. Enquanto atividades de fortalecimento dos principais músculos e de equilíbrio devem ser realizados de duas a três vezes por semana em dias alternados. Entre os benefícios da prática regular de atividades físicas destacados pelo Guia, está a redução de dores nas articulações, melhora na qualidade do sono, redução do colesterol e diabetes e redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração e alguns tipos de câncer.


Na avaliação do fisioterapeuta Roberto Guanaes, o corpo humano foi feito para estar em movimento e o exercício físico age como fator preventivo para doenças. “Costumo dizer que nosso corpo é igual um carro. Se o carro fica muito tempo parado na garagem, a bateria pode descarregar, o pneu pode esvaziar. Ele precisa ser ligado e rodar por aí, é para isso que é feito. O exercício físico é uma forma sistematizada e com objetivos definidos de nos movimentarmos, gera adaptações físicas positivas do nosso organismo e nos prepara para adversidades naturais da idade. O exercício físico age como um fator preventivo para doenças e dores que podem surgir com o envelhecimento”, compara.

 

 A prática ainda traz benefícios psicossociais, como o aumento da autoestima e a melhora da interação social. “Com o envelhecimento, é natural que ocorra diminuição da massa muscular, da massa óssea, de equilíbrio e habilidades motoras. A prática física bem dosada e orientada minimiza a evolução desses quadros, enquanto o sedentarismo os potencializa”, alerta Guanaes.

 

O fisioterapeuta também reforça a necessidade de um acompanhamento profissional e a realização de uma avaliação individualizada, para compreensão do estado físico e cognitivo do paciente. Em seguida, o ideal é seguir com uma evolução gradativa da intensidade dos exercícios, observando a adaptação particular do idoso.

 

“Em idosos que praticaram uma modalidade durante sua vida inteira, por exemplo corrida de rua, ele pode continuar praticando, por seu organismo estar bem adaptado aquela atividade, basta adaptar o volume, intensidade e, se for necessário, alguns movimentos. Para idosos que desejam iniciar alguma atividade pela primeira vez o ideal é começar pelo condicionamento geral e exercícios coordenativos, evoluindo gradualmente, mas não há limites desde que haja o acompanhamento adequado”, completa Roberto Guanaes. 


Fotos: Revide

Compartilhar: