Estado de SP libera a contratação de novos profissionais para o HC de Ribeirão Preto

Estado de SP libera a contratação de novos profissionais para o HC de Ribeirão Preto

Medida visa a reposição do quadro de funcionários, que sofreu baixa nos últimos anos e poderia resultar no fechamento de mais de 100 leitos da unidade

Nessa sexta-feira, 21, o governo do Estado de São Paulo liberou a contratação de novos profissionais para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP). A medida, além de garantir  e melhorar a assistência prestada à população, visa reduzir o déficit no quadro de funcionários e acabar com a possibilidade do fechamento de mais de 100 leitos da unidade.  

A reposição de cerca de 350 vagas deverá ser iniciada em março, com aproveitamento de remanescentes de concursos públicos e, se necessário, abertura de novos concursos até que se conclua o preenchimento das vagas. 

"Estamos permanentemente atentos às necessidades das nossas unidades e é importante salientar que nenhum leito será fechado, nem haverá interrupções de serviços. Desde o ano passado, temos dialogado com o HC de Ribeirão, que seguirá realizando atendimento de qualidade e contando com apoio do Governo do Estado para garantir assistência à população", disse o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, em nota.

Desde o dia 18 de fevereiro, o HC vem sendo alvo de discussões na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto em razão do déficit de funcionários e da possibilidade do fechamento dos leitos. Na última quinta-feira, 20, o hospital voltou a ser pauta da sessão dos vereadores, que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp) em Ribeirão Preto, o médico Ulysses Strogoff de Matos.

LEIA MAIS
Sindicato não descarta a possibilidade de greve contra redução de leitos no HC de RP

Na ocasião, o presidente do Simesp havia criticado a nota enviada pelo Hospital das Clínicas à imprensa, que no documento não teria confirmado o fechamento de leitos. "O que acontece, é que essa nota, mesmo que ele negue ou não confirme, [...] não muda a situação crítica em que se encontra o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto [...] A gravidade é pior do que está se falando", declarou Strogoff durante a sessão.

A nota enviada pelo HC à imprensa havia destacado a qualidade e o prestígio do hospital, que é considerado referência nacional. Na ocasião, o hospital tinha declarado que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo país, pelo Estado e pelo próprio HC, "muitas das notícias veiculadas não refletem a realidade". 

"[O HC] não efetuou nenhuma divulgação oficial à imprensa por entender que as tratativas estão bem encaminhadas e não seria prudente criar um clima de tensão e desconforto junto à população, tal como está ocorrendo agora", declarou o HC no comunicado enviado na última semana.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: