Estado entrega HC Criança em Ribeirão Preto
Inauguração teve protesto contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB)

Estado entrega HC Criança em Ribeirão Preto

Investimentos no hospital infantil passaram de R$ 70 milhões e instituição tem 75 especialidades

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou da entrega oficial do HC Criança de Ribeirão Preto, unidade infantil do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira, 28, que já está em funcionamento. O hospital recebeu investimentos de mais de R$ 73,4 milhões e atenderá 75 especialidades desde o pré-natal. A estimativa é que o hospital realize mais de 8 mil internações, 50 mil consultas e 3 mil partos, atendendo cerca de 300 pacientes por dia.

A unidade oferece atendimento especializado em alta complexidade, destinado a crianças e adolescentes, como referência para 90 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos. No total, são 233 leitos, 72 salas e consultórios, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, Ambulatório, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Enfermarias Obstétrica e Pediátrica, além de um Centro Obstétrico, composto por três salas cirúrgicas.

Alckmin falou que o Estado tem enfrentado dificuldades econômicas, entretanto, salientou que os investimentos em infraestrutura e saúde são necessários para a manutenção da economia e emprego. “A indústria e agricultura mecanizam, então é importante valorizar os serviços. O desafio é fazer mais, com menos empregos, e a saúde emprega muita gente”, afirmou o governador.

Participaram da solenidade o secretário estadual da Saúde, David Uip, o prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), e o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT). Nogueira declarou que o município vai colaborar com a saúde realizando campanhas de prevenção, para não congestionar o atendimento de saúde, e voltou a prometer que o município vai realizar 100% da coleta de esgoto até 2019.

Manifestação

Um grupo de servidores realizou uma manifestação contrária ao governador, acusando-o de ter sucateado os serviços públicos no Estado. Duarte Nogueira saiu em defesa de Alckimin, mas disse que as manifestações contrárias fazem parte da democracia. “Precisamos a conviver com antagonismos. Democracia não é rotatividade, e sim escolher o melhor para governar. Só assim poderemos fugir de aventureiros”, declarou.


Foto: divulgação/Daniel Menezes

Compartilhar: