Estoques do Banco de Sangue de Ribeirão Preto caem 40%

Estoques do Banco de Sangue de Ribeirão Preto caem 40%

Doações são fundamentais para manter a coleta nos níveis necessários da cidade

Doar sangue é um ato seguro e não provoca dor. Porém, mesmo sendo simples e sem risco, a doação não é hábito dos brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, são coletadas no País cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue.

Em Ribeirão Preto, o Banco de Sangue é responsável pelos quatro principais hospitais particulares da cidade. No mês de setembro, o banco apresentou uma queda de 40% nas doações. Todos os dias acontecem centenas de cirurgias, acidentes, queimaduras que exigem transfusões, assim como os portadores de algumas doenças também necessitam.

De acordo com a página do banco no Facebook, a utilização dos tipos sanguíneos A- e B- nos hospitais aumentou e posterirormente houve uma queda de estoque desses tipos, pois neste período a porcentagem de doadores A- é de apenas 6% e B- de apenas 2% na população.

O Superintendente Comercial do Banco de sangue, Luis Fernando Curti, afirma que para suprir a demanda, é preciso de 40 doações diárias, porém com a queda no mês de setembro o estoque é de 24 doações ao dia.

Em decorrer da queda, Curti comenta que “às vezes é preciso desmarcar cirurgias por conta do baixo estoque”. Ele ressalta a importância de doar sangue. Também frisa que a cidade de Ribeirão Preto possui três bancos de sangue e todos precisam de doações.

Para doar sangue, os interessados não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 18h. Mais informações pelos telefones (16) 3610-1515/ (16) 99169-7138.

Doação

Para doar sangue é preciso ter idade mínima de 16 e máxima de 69 anos, menores de idade precisam de autorização dos pais, e a 1º doação deve acontecer até os 60 anos.

Recomendações:

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens, respeitando o limite de 4 doações ao ano para homens e 3 para mulheres;

- Não estar grávida ou estar amamentando, a menos que esteja amamentando a mais de 12 meses;

- Para mulheres que sofreram abortamento, ou por outros motivos não estejam amamentando, podem doar 12 semanas após o parto ou abortamento;

A menstruação não é contra indicação para a doação. Desde que o fluxo da mulher esteja dentro do normal, ela poderá doar normalmente;

- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;

- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Não ter feito endoscopia há menos de 6 meses;

- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter ingerido alimentos gordurosos nas ultimas 3 horas que antecedem a doação;

- Se fez tatuagem, aguardar 12 meses.

Revide Online
Gabriela Maulim
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: