Fiocruz apresenta projeto para implantação de Centro Integrado de Vigilância em Saúde Regional em Ribeirão Preto

Fiocruz apresenta projeto para implantação de Centro Integrado de Vigilância em Saúde Regional em Ribeirão Preto

Com enfoque integrador e multicêntrico, Centro será voltado para desenvolver produtos e processos para o sistema de saúde

Na última sexta-feira, 6 de maio, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), recebeu Rodrigo Stabeli, especialista em saúde pública, para conhecer a proposta de implantar um Centro Integrado de Vigilância em Saúde Regional, em Ribeirão Preto, que pretende integrar a rede de plataformas tecnológicas, sob coordenação da Fiocruz.

“Ribeirão Preto é um importante centro de especialidades médicas e hospitalares e só tem a ganhar com mais um equipamento com esse. A proposta revela que a intenção deste centro será de abrigar as principais instituições de ciência, saúde, unindo especialistas, tecnologias, dados que devem contribuir para mapear e agir em questões da saúde, no que tange a vigilância epidemiológica”, explicou Duarte Nogueira.

Segundo Stabile, a pandemia trouxe a necessidade de reunir dados para maior controle e conhecimento sobre a doença e muitos avanços foram conquistados neste sentido. “A pandemia deixou um legado que não pode ser esquecido. Não podemos retroceder e sim seguir adiante, melhorando ainda mais todo ganho tecnológico e inteligência operacional que utilizamos no combate à pandemia”, explicou.

De acordo com o projeto apresentado, a meta é construir um polo de referência que deverá atuar nas 26 cidades que compõem a DRS XVIII preventivamente a partir de desafios epidemiológicos. “Por meio de coleta e acesso de dados em saúde, processamento, análise e interpretação de dados, ações preventivas e de controle, monitoramento de rumores, informações e combate às notícias falsas e monitoramento do impacto das ações locais em vigilância”, complementou.

 


Foto: Prefeitura CCS

Compartilhar: