Clima diminui as doações de sangue em Ribeirão Preto
Neste momento, falta bolsas do tipo O-

Clima diminui as doações de sangue em Ribeirão Preto

As doenças são as principais causas para o ocorrido por conta dos vírus contagiantes e das medicações usadas pela população

Nos meses mais frios do ano, de maio a julho, os hemocentros costumam registrar queda significativa do número de pessoas doadoras de sangue. As baixas temperaturas, somadas às doenças típicas causadas pelo frio e, mais recentemente, os muitos casos de dengue em Ribeirão Preto, já ameaçam os estoques de sangue.

Uma única bolsa de sangue ajuda a salvar até três vidas. A ausência de doações, principalmente dos tipos A e O fator RH negativo, faz com que equipes do hemocentro intensifiquem as ligações para os doadores e invistam em iniciativas que chamem a atenção da população.

A assistente social Marina Pereira Braga do Hemocentro, em Ribeirão Preto, diz que o frio é um problema. “Isso acontece muito, pois as pessoas geralmente ficam doentes e com o vírus contagioso ou com a medicação fica inviável a doação. Isso é comum e frequente em nossa região”, explica.  

Por conta do uso de medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos, acabam sendo orientados a aguardar o fim do tratamento antes de fazer a doação, seja de sangue ou plaquetas. 

“Ao longo do ano lutamos com a falta de estoque de bolsas de sangue. No Brasil, nós não temos uma cultura de doação, geralmente as pessoas doam quando há alguém conhecido que precisa, mas há muitos outros nos hospitais que contam com as bolsas. O déficit geralmente é maior nos tipos sanguíneos universais. É o caso do O-, que está em falta neste momento. Faltam 43 bolsas para o número ideal”.

As doações são direcionadas para cirurgias, transfusões de sangue, pacientes com doenças crônicas, como as oncológicas, e em casos de emergência. Neste mês, é comemorado o Junho Vermelho e campanhas para a doação são realizadas em todo o País.

Leia também:
Junho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue


Onde doar?

Hemocentro Sede – Campus da USP
Endereço: Rua Tenente Catão Roxo, 2.501 – Bairro Monte Alegre (Entrada pela Rua Prof. Hélio Lourenço).

Posto de Coleta Centro
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 470 - Centro

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: