Hemocentro de Ribeirão Preto promove campanha de doação de sangue para o mês de junho
Campanha Junho Vermelho, do Hemocentro de Ribeirão Preto, tem meta de arrecadar 2.900 bolsas de sangue em doações.

Hemocentro de Ribeirão Preto promove campanha de doação de sangue para o mês de junho

Campanha Junho Vermelho pretende arrecadar 2,9 mil bolsas durante o mês de incentivo e conscientização à doação de sangue

O Hemocentro de Ribeirão Preto deu início nessa terça-feira, dia 1º de junho, a campanha de conscientização “Junho Vermelho”, durante o mês de incentivo à doação de sangue: a meta deste ano é alcançar 2,9 mil bolsas em doações.

Segundo atualização desta quarta, dia 2 de junho, os estoques do Hemocentro em Ribeirão Preto, dos tipos sanguíneos A-, B- e O- estão abaixo dos níveis mínimos de segurança.

Os interessados em realizar a doação, podem comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiuva, 470, no Centro de Ribeirão Preto, de segunda, terça, quinta, sábado e domingo das 7h30 às 12h30 e de quarta-feira e sexta-feira das 7h30 às 17h30.

As doações também podem ser realizadas na unidade do Bairro Monte Alegre, na Rua Tenente Catão Roxo, 2501, de segunda à sexta das 7h às 13h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.

O Hemocentro disponibiliza também a possiblidade de realizar o agendamento prévio, para agilizar a doação, diretamente no site da Instituição.

Para mais informações, os voluntários podem acessar o site do Hemocentro de Ribeirão Preto, ou entrar em contato nos telefones (16) 3610-8929 ou (16) 2101-9352.

Junho Vermelho 

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa de conscientização e incentivo à doação de sangue, com objetivo de aumentar os estoques no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho.

Neste ano, o Hemocentro de Ribeirão Preto tem a meta de arrecadar 2,9 mil bolsas de sangue e já recebeu 73 doações; nos anos anteriores, a campanha alcançou 2.704 bolsas, no ano passado, e 2.875 bolsas em 2019.

Requisitos para doação 

- Apresentar um documento oficial com foto, preferencialmente o RG, em bom estado de conservação; 
- Dormir bem, pelo menos, seis horas antes da doação;  
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e aguardar 3 horas após ingestão de alimentos gordurosos ou do almoço, para realizar a doação. 
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;  
- Ingerir bastante água antes e depois da doação;  
- Não fumar, por no mínimo, uma hora antes e uma hora após a doação;  
- Não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias.  
- Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;  
- Não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas. 

Não podem doar 

- Quem tem ou teve; hepatite após os 11 anos de idade; Diabetes tipo I e Diabetes tipo II; Lepra (Hanseníase); Doença de Chagas; Malária; HIV ou Câncer. 
- Fez ou faz uso de drogas ilícitas  
- Mantém relações sexuais de risco, com parceiros desconhecidos ou relações casuais.


Foto: Divulgação/Hemocentro Ribeirão Preto

Compartilhar: