
Hemocentro de Ribeirão Preto promove campanha de doação de sangue para o mês de junho
Campanha Junho Vermelho pretende arrecadar 2,9 mil bolsas durante o mês de incentivo e conscientização à doação de sangue
O Hemocentro de Ribeirão Preto deu início nessa terça-feira, dia 1º de junho, a campanha de conscientização “Junho Vermelho”, durante o mês de incentivo à doação de sangue: a meta deste ano é alcançar 2,9 mil bolsas em doações.
Segundo atualização desta quarta, dia 2 de junho, os estoques do Hemocentro em Ribeirão Preto, dos tipos sanguíneos A-, B- e O- estão abaixo dos níveis mínimos de segurança.
Os interessados em realizar a doação, podem comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiuva, 470, no Centro de Ribeirão Preto, de segunda, terça, quinta, sábado e domingo das 7h30 às 12h30 e de quarta-feira e sexta-feira das 7h30 às 17h30.
As doações também podem ser realizadas na unidade do Bairro Monte Alegre, na Rua Tenente Catão Roxo, 2501, de segunda à sexta das 7h às 13h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.
O Hemocentro disponibiliza também a possiblidade de realizar o agendamento prévio, para agilizar a doação, diretamente no site da Instituição.
Para mais informações, os voluntários podem acessar o site do Hemocentro de Ribeirão Preto, ou entrar em contato nos telefones (16) 3610-8929 ou (16) 2101-9352.
Junho Vermelho
A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa de conscientização e incentivo à doação de sangue, com objetivo de aumentar os estoques no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho.
Neste ano, o Hemocentro de Ribeirão Preto tem a meta de arrecadar 2,9 mil bolsas de sangue e já recebeu 73 doações; nos anos anteriores, a campanha alcançou 2.704 bolsas, no ano passado, e 2.875 bolsas em 2019.
Requisitos para doação
- Apresentar um documento oficial com foto, preferencialmente o RG, em bom estado de conservação;
- Dormir bem, pelo menos, seis horas antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e aguardar 3 horas após ingestão de alimentos gordurosos ou do almoço, para realizar a doação.
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Ingerir bastante água antes e depois da doação;
- Não fumar, por no mínimo, uma hora antes e uma hora após a doação;
- Não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias.
- Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;
- Não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas.
Não podem doar
- Quem tem ou teve; hepatite após os 11 anos de idade; Diabetes tipo I e Diabetes tipo II; Lepra (Hanseníase); Doença de Chagas; Malária; HIV ou Câncer.
- Fez ou faz uso de drogas ilícitas
- Mantém relações sexuais de risco, com parceiros desconhecidos ou relações casuais.
Foto: Divulgação/Hemocentro Ribeirão Preto