Horário de atendimento da UBDS Central de Ribeirão será alterado a partir de 1º de setembro
Unidade passará a atender, temporariamente, das 7h às 19h
A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto informou que, a partir de 1º de setembro, o horário de atendimento da Unidade Básica Distrital da Saúde (UBDS) Central passa a ser, temporariamente, das 7h às 19h, com recebimento de toda a demanda de Atenção Básica da área de abrangência Central e Vila Virgínia.
A unidade Central passará por reformas e adequação estrutural para ser transformada no Centro de Atenção Psicossocial IV, que terá atendimento 24 horas, e previsão de início das atividades para o primeiro semestre de 2022.
Além disso, o Polo Covid será desativado. Os atendimentos de pacientes com suspeita da doença passarão a ser recepcionados em todas as unidades de Pronto Atendimento.
O projeto de adequação foi apresentado na semana passada pelo secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, na Câmara Municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão de Intergestores da Direção Regional de Saúde (DRS XIII). Agora, será encaminhada ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
“Conforme nosso planejamento e amplamente discutido, os casos de Covid-19 na cidade estão em estabilidade, o que nos permite dar andamento na formatação do Centro em Saúde Mental tão necessário a esse público que carece de atendimento especializado na cidade”, disse a secretária municipal da Saúde em exercício, Jane Aparecida Cristina.
UBDSs Central e Vila Virgínia
A Secretaria Municipal da Saúde informa, ainda, que a UBDS Central e UBDS Vila Virgínia terão os atendimentos suspensos nos dias 30 e 31 de agosto para viabilização da logística nos sistemas de informática e adequação dos demais serviços.
A UBDS Vila Virgínia retornará com o seu funcionamento normal a partir das 7h do dia 1º de setembro.
Já a UBDS Central, a partir de 1º de setembro, funcionará das 7h às 19h, com atendimento em Atenção Básica das áreas de abrangência da Vila Virgínia e Central.
A pasta esclarece que, durante esses dias, disponibilizará uma equipe de acolhimento nas duas unidades de saúde para orientação do desvio de fluxo temporário, com serviço de acolhimento, informações e orientações aos pacientes que procurarem as unidades de saúde, e disponibilização de transporte, quando necessário.
*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto
Foto: Revide