Hospital das Clínicas de Ribeirão diz que não há definição sobre fechamento de leitos

Hospital das Clínicas de Ribeirão diz que não há definição sobre fechamento de leitos

Hospital afirmou, em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira, 19, que “em breve, a situação estará equacionada”

A Administração do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (HCFMRP) divulgou, no final da tarde desta quarta-feira, 19, uma nota de esclarecimento sobre o funcionamento do hospital. Com redução no quadro de funcionários, há a possibilidade de extinção de leitos de atendimento.

A nota enviada reforça que o HCFMRP é uma instituição pública estadual, que mantém Convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de procedimentos de média e alta complexidade a pacientes de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos e respectivas regiões, o que engloba cerca de 3,5 milhões de habitantes, bem como de outras regiões do Estado de São Paulo.

“Ao longo de 64 anos de existência, o HCFMRP conquistou prestígio e respeito da comunidade, em especial da população aqui atendida, pelos relevantes serviços prestados, pelo nível de qualificação e dedicação de seus profissionais e pela tecnologia de ponta aqui desenvolvida, constituindo-se orgulho para Ribeirão Preto e região”, diz o comunicado, que também destaca a qualidade  de hospital universitário, um grande centro formador de recursos humanos para a área da saúde, “sendo responsável por treinamento de cerca de 4.600 pessoas, anualmente, que são absorvidas pelo mercado de trabalho. A perda de profissionais faz parte do perfil de uma instituição formadora de recursos humanos. Entretanto, algumas vezes, o processo de reposição de funcionários demora além do desejável”, esclarece.

O HC disse na nota que, o quadro atual de funcionários é de 6.174 colaboradores, dos quais 22,5% são contratados pela Fundação de Apoio (FAEPA). 

Segundo o hospital, foram feitos estudos técnicos e realizadas discussões com a Secretaria de Estado da Saúde e com os demais órgãos governamentais, no sentido de buscar soluções que viabilizassem as reposições. O HC disse ainda que “não efetuou nenhuma divulgação oficial à imprensa por entender que as tratativas estão bem encaminhadas e não seria prudente criar um clima de tensão e desconforto junto à população, tal como está ocorrendo agora.”

Em matéria publicada nessa terça-feira, 18 de fevereiro, o Portal Revide relatou que o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) não descarta a possibilidade de uma greve contra a redução do número de leitos no HC. A reportagem também destaca que houve uma reunião na última sexta-feira, 14, e que a instituição pode perder 130 leitos. A assessoria de comunicação do HC foi procurada na terça-feira, 18, para comentar o caso e, por meio de nota, confirmou apenas a redução no quadro de funcionários.

A nota enviada nesta quarta-feira, 19, diz que, “neste momento, o HCFMRP não tem 100 leitos fechados e nem definiu que seriam fechados mais 130 leitos, como se afirmou de forma leviana.” O hospital afirma ainda que tem mantido contato direto com os órgãos técnicos governamentais, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, “sendo que as tratativas continuam bem encaminhadas para discussão em níveis superiores do Governo do Estado e acreditamos que, em breve, a situação estará equacionada.”

Leia também:

Deputados e vereadores correm atrás de verbas para o HC de Ribeirão Preto


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: