Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto é o terceiro no Estado que mais realiza internações
No primeiro semestre de 2019, HC realizou 19 mil internações e 1,5 milhão de procedimentos

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto é o terceiro no Estado que mais realiza internações

Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado mostra panorama dos atendimentos no Estado

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto é o terceiro hospital do estado que mais realiza internações. Os dados foram divulgados pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) que analisou todas as unidades de saúde do Estado.

No primeiro semestre de 2019, o HC realizou 19,7 mil internações. Ficando atrás, somente do Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Hospital das Clínicas de São Paulo.

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, a Mater, também aparece na lista, com 2,6 mil internações, mesmo número do Hospital Estadual de Ribeirão Preto Dr. Carlos Eduardo Martinelli.

Por fim, o TCE também divulgou que o Hospital Santa Tereza, realizou 259 internações no período. Em média, um paciente fica 6 dias internado no HC, dois na Mater e no Hospital Estadual e 91 no Santa Tereza.

Já no número de procedimentos, o HC ocupa a quinta posição no estado. No primeiro semestre de 2019 foram realizados 1,5 milhão de procedimentos. Sendo, 16 mil cirurgias e 4,7 mil transplantes. No Hospital Estadual foram feitos 68 mil procedimentos e 18 mil na Mater.

Estado

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado ou municípios. Não estão incluídos os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

Em todo o Estado de São Paulo, foram feitos cerca de 57 milhões de procedimentos, entre consultas, tratamentos, cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais. A amostra representa 31 mil leitos existentes e uma rede de atendimento que conta com um corpo de 28 mil médicos cadastrados no sistema.

O Hospital das Clínicas da FMUSP, na Capital, lidera o ranking com o maior número de atendimentos, 4,3 milhões, o que representa 7,5% do total. A unidade, que é a maior em número de leitos (1,4 mil), também foi a que mais realizou internações, totalizando 26,8 mil no período de seis meses.

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: