Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza nova cirurgia para separação de gêmeas siamesas
Primeiro e único caso como esse em Ribeirão Preto foi o das gêmeas cearenses Maria Ysabelle e Maria Ysadora, separadas em 2018

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza nova cirurgia para separação de gêmeas siamesas

Cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio participarão da cirurgia

O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto realiza neste sábado, dia 6 de agosto, uma nova cirurgia de separação de siamesas que nasceram unidas pela cabeça. Em 2018, a equipe do Hospital das Clínicas realizou a separação das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora.

 

 

O procedimento, conduzido pelos médicos e professores Hélio Rubens Machado e Jayme Farina, deve durar cerca de 7h. A cirurgia será realizada pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas e cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio participarão da cirurgia.

 

Primeiro caso

 

O primeiro e único caso como esse em Ribeirão Preto foi o das gêmeas cearenses Maria Ysabelle e Maria Ysadora. As irmãs, também unidas pela cabeça, foram operadas em 2018 pela equipe do HC, comandada pelo doutor Machado.

 

Para auxiliar no procedimento, Machado contou com a ajuda do neurocirurgião norte-americano James Goodrich, referência mundial no assunto, que faleceu em 2020, vítima do coronavírus. O médico estadunidense acompanhou as cirurgias das siamesas desde o planejamento. Segundo Machado, este foi o nono procedimento deste tipo que seu colega havia realizado.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: