Infarto pode ser causado pelo estresse
Infarto pode ser causado pelo estresse

Infarto pode ser causado pelo estresse

Doenças cardiovasculares são as que mais afetam a população brasileira; coração mata 300 mil pessoas por ano

Com vários fatores de risco para a ocorrência de um infarto, como pressão alta, colesterol elevado, obesidade, entre outros, o estresse é uma das causas principais. A situação é agravante e pode levar a doenças cardiovasculares.

O médico cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital São Francisco, Fernando Nobre, explica a relação do infarto com o estresse. “A frequência e a intensidade do estresse psicossocial têm importância determinante na doença”, afirma.

Ele diz ainda que as pessoas que estão submetidas a grandes níveis de estresse, de maneira constante, podem ter duas vezes e meia mais chances quando comparados a outras sem este fator de risco. “Alguns estudos mostraram que o estresse é mais relevante em pessoas com menos de 55 anos do que nos idosos”, comenta.

Infarto

Necessitando de oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue, o coração como qualquer órgão do corpo precisa se manter vivo. Assim, o sangue circula pelas artérias coronárias alimentando o músculo cardíaco.  “Quando uma dessas artérias é agudamente obstruída ocorre um infarto que, nada mais é, do que, uma interrupção abrupta da chegada de sangue a uma parte do coração”, explica.

Para evita-lo é preciso controlar os principais fatores de risco, como colesterol, diabetes, sedentarismo, hipertensão, tabagismo, obesidade, entre outros. “A prevenção é fundamental. Assim, é com boa qualidade de vida e cuidados com a saúde que se podem evitar as doenças, dentre elas o infarto do coração”, destaca o médico.

Coração

Sendo a causa líder de mortalidade no Brasil, as doenças cardiovasculares são as que mais afetam a população brasileira, correspondendo a um terço das mortes registradas no país, de acordo com médico.

“O coração mata 300 mil pessoas por ano, e as razões estão centradas na presença dos fatores de risco que são muito prevalentes e estão mal controlados”, frisa.

Nobre acrescenta que 30% de adultos com pressão alta, metade não sabe que tem a doença, sendo que 20% destas pessoas estão tratados e com a pressão controlada.

Na saúde cardiovascular, a qualidade de vida dos brasileiros não está confortável. “Em média, 30% dos adultos têm hipertensão; 8% são diabéticos; 52% da população estão acima do peso e 18% têm obesidade; 20% estão com colesterol alto e metade dos adultos é insuficientemente ativo”, aponta.

O médico completa que com estes dados não configuram uma boa e saudável qualidade de vida para as pessoas.


Foto: Divulgação 

Compartilhar: