Inscrição para Mais Médicos termina nesta quarta, 26; Ribeirão espera dois profissionais
Inscrição para Mais Médicos termina nesta quarta, 26; Ribeirão espera dois profissionais

Inscrição para Mais Médicos termina nesta quarta, 26; Ribeirão espera dois profissionais

No município, atendem dois médicos estrangeiros; vínculo de primeira turma acabou em março

As inscrições para o Programa Mais Médicos terminam na quarta-feira, 26. No edital lançado pelo Ministério da Saúde, são oferecidas mais de 2 mil vagas exclusivas para brasileiros - duas delas terão como destino Ribeirão Preto, que aguarda a reposição de médicos que retornaram para Cuba com o encerramento do vínculo de três anos.

As vagas abertas são para repor e substituir médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por profissionais formados no Brasil. Podem se inscrever médicos brasileiros com registro no País.

O resultado das inscrições deve ser divulgado no dia 10 de maio e a escolha do município está prevista para os dias 11 e 12 de maio. Se todas as vagas não forem ocupadas com profissionais formados no País, as oportunidades remanescentes vão ser ofertadas a brasileiros com diploma estrangeiro.

Mais médicos Ribeirão Preto

Quando começou o programa Mais Médicos, em 2014, Ribeirão Preto recebeu três profissionais vindos de Cuba, cujos vínculos se encerrariam em março deste ano. Porém, eles retornaram ao país caribenho por questões pessoais. Naquela ocasião, duas médicas os substituíram, e elas devem permanecer na cidade por mais três anos.

Apesar disso, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto ainda informa que aguarda a reposição de dois profissionais, mas afirma que depende de reposta do Ministério da Saúde.

Fim do convênio

No início de abril, o governo cubano suspendeu o envio de 710 médicos para o Brasil, alegando que o Brasil teria descumprido termos do acordo de cooperação. Cuba afirma que houve o aumento de ações judiciais impetradas por médicos cubanos vinculados ao programa, que pretendem permanecer no Brasil.


Foto: Divulgação

Compartilhar: