Inverno exige mais atenção à saúde das crianças
O sono também deve ser preservado, com bom aquecimento e cobertas adequadas.

Inverno exige mais atenção à saúde das crianças

Gripes, resfriados e pele ressecada são os principais problemas que os pequenos enfrentam em épocas de frio

Com a chegada do inverno, que teve início na última segunda-feira, 20, os cuidados com a saúde devem ser maiores, principalmente, com as crianças, que são propensas a doenças respiratórias. Além da queda da temperatura, é frequente o aparecimento de doenças como, gripes, resfriados e pele ressecada.

A médica e especialista em pneumologia pediátrica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Lídia Alice Gomes Monteiro Marin Torres, diz que tudo o que é recomendado aos adultos, como manter um lugar arejado no inverno, deve ser duplicado às crianças. “Eles têm o sistema imunológico mais imaturo que os adultos e estão mais predispostas aos vírus, cujo pico de incidência ocorre durante o inverno. Esse é o motivo pelo qual ficam muito mais resfriadas durante esse período do ano”, afirma.

Ela comenta ainda que não é possível evitar completamente essas infecções, pois para que haja amadurecimento do sistema imunológico, é preciso que ocorram os contatos com os vírus.

Imunidade

A imunidade das crianças são um dos fatores preocupantes durante a estação de frio, pois segundo a médica não existe uma forma de aumentar a eficiência do sistema imunológico, tanto das crianças, ainda em formação, como em adultos. “A imunidade no inverno não está diminuída, mas está apenas em processo de maturação e não existe medicamento capaz de acelerar ou modificar esse processo”, explica.

A especialista em pneumologia pediátrica acrescenta que durante o inverno ocorrem também, algumas vezes, complicações infecciosas após os resfriados, que podem prolongar os quadros respiratórios. “Certamente, a alimentação correta, como ingestão de frutas e verduras frescas propicia um aporte adequado de vitaminas e minerais, auxiliando o combate aos vírus”, comenta.

Dicas para a saúde

A médica sinaliza fatores, considerados importantes, para manter a saúde no inverno, como o uso adequado de agasalhos, a alimentação correta e manter os ambientes bem ventilados, pelo menos nos períodos mais quentes do dia.

“O mais importante é os adultos e crianças se agasalharem adequadamente, pois quando elas sentem frio, podem facilitar a instalação e progressão dos vírus”, explica.

O sono também deve ser preservado, com bom aquecimento e cobertas adequadas, porém o uso de aquecedores com vapor não devem ser utilizados, de acordo com a especialista. “Os aquecedores com vapor podem propiciar o crescimento de fungos e ácaros, e ainda agravar os problemas respiratórios”, conclui.


Foto: Cesar Ogata

Compartilhar: