Liga de Medicina da Barão de Mauá desenvolve personagem virtual feminino  

Liga de Medicina da Barão de Mauá desenvolve personagem virtual feminino  

Destinado ao público em geral, com ênfase na população jovem, o chatbot "Cle" traz informações sobre os principais assuntos de ginecologia

A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, Ginecologia e Obstetrícia - LASMGO, do curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, durante projeto de extensão, desenvolveu o chatbot feminino "Cle", que tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre saúde íntima da mulher e sexualidade.

Menstruação, contracepção, sinais e sintomas de gravidez, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama e câncer do colo do útero são alguns dos assuntos abordados pela assistente virtual. A escolha foi baseada em pesquisas nas quais apontaram estes temas como os principais que geram dúvidas na sociedade.

Integrantes da liga

Segundo Rafaela Lopes, a "Cle" é uma ferramenta capaz de desconstruir alguns tabus sobre a saúde íntima e sexualidade, além de fomentar o conhecimento e acesso à informação da comunidade, de maneira que o usuário tenha uma experiência de vínculo com o robô e confiança, já que o software garante sua privacidade e anonimato.

"O chatbot foi criado para jovens, uma vez que a informação sobre tais assuntos nessa fase da vida é crucial para a promoção da saúde e perspectivas de planejamento familiar a longo prazo. Entretanto, sabendo da dificuldade de abordagem desses temas, o público em geral também poderá ser atingido, até mesmo pela facilidade de acesso à página de conversação", comenta a presidente da Liga.

Para a doutora Cleusa Dias a ideia das estudantes é admirável, principalmente neste momento de pandemia, em que não é possível realizar campanhas educativas presenciais direcionadas à comunidade. "Como coordenadora da Liga, expresso meu orgulho por este trabalho e espero que muitas pessoas acessem nosso endereço eletrônico, conheçam o chatbot e encontrem informações qualificadas e respostas às suas dúvidas na nossa área", disse.

Quer bater um papo com a "Cle"? Clique aqui. 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: