Microcefalia: Saúde confirma 1.271 casos no país

Microcefalia: Saúde confirma 1.271 casos no país

Em todo o Brasil, as ocorrências foram registradas em 470 municípios, localizados em 25 unidades da federação

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 4, o Ministério da Saúde confirmou 1.271 casos de microcefalia no Brasil. Os dados correspondem ao período do início do ano ao último dia 30, quando foram contabilizadas também as alterações do sistema nervoso e sugestivas de infecção congênita em todo o país.

Ao todo foram notificados 7.343 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro do ano passado, sendo que 2.492 foram descartados. Outros 3.580 estão em fase de investigação.

A pasta informou ainda que dos casos confirmados, 203 tiveram confirmação laboratorial para o vírus Zika, ou seja, houve infecção pela doença na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Investigação

Todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, desde que os estados informem a pasta sobre a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas.

“A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, outros agentes infecciosos, rubéola, citomegalovírus e herpes viral”, informa o Ministério.


Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil

Compartilhar: