Ministério da Saúde recomenda vacinação contra sarampo para bebês em Ribeirão Preto
Atualmente, 43 cidades se mantêm com surto ativo no Brasil

Ministério da Saúde recomenda vacinação contra sarampo para bebês em Ribeirão Preto

Cidade está na lista das 43 cidades com surto ativo da doença

O Ministério da Saúde recomenda aos pais, mães e responsáveis de crianças de seis meses a menores de um ano de idade, que forem viajar com os filhos para municípios em situação de surto ativo do sarampo no país, que as levem para vacinar contra a doença. Ribeirão Preto está na lista das 43 cidades do País em surto da doença.

Leia mais:
"Casos suspeitos serão considerados como sarampo", diz Secretário da Saúde de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto confirma caso de sarampo em criança de 1 ano de idade
Sertãozinho registra três casos confirmados de sarampo em 2019

A recomendação é que todas essas crianças sejam vacinadas contra o sarampo no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença no país.

Atualmente, 43 cidades em três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) se mantêm com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença.

Para interromper a cadeia de circulação do vírus do sarampo, o Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios estão realizando diversas ações, entre elas, o bloqueio vacinal seletivo e ações de rotina de vacinação; e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade, esta última, em alguns municípios.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar: