Núcleo de estudos da USP-RP divulga conteúdos sobre alimentação e saúde
Os conteúdos são divididos em três linhas de pesquisas

Núcleo de estudos da USP-RP divulga conteúdos sobre alimentação e saúde

A iniciativa de uma das professoras do curso de Nutrição e Metabolismo da USP de Ribeirão Preto, conta com uma cartilha sobre a alimentação e comportamentos alimentares durante a quarentena

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Obesidade e Comportamento Alimentar (Nepoca), fundado em 2020 pela professora e doutora Camila Cremonezi Japur, conta com pesquisadores e estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), do curso de Nutrição e Metabolismo, para promover conhecimentos sobre alimentação, nutrição, obesidade, comportamento alimentar e saúde.

Com o intuito de aproximar a ciência do dia a dia das pessoas, o Nepoca realiza, frequentemente, postagens em seu Instagram. Além disso, no início da pandemia o Núcleo desenvolveu a “Cartilha Pandemia Covid-19 – Cuidando de sua relação com a comida e com o corpo durante a quarentena”. A iniciativa traz reflexões em relação ao corpo e a alimentação durante a quarentena. De acordo com Danielle Duran, estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Metabolismo e membro do Nepoca, a cartilha teve ampla divulgação e alcance nas redes sociais.

“Participar do grupo é extremamente gratificante. O Nepoca une algumas grandes paixões para mim, a ciência, a nutrição e a abordagem do comportamento alimentar, em um ambiente onde ocorre uma troca incrível de conhecimento, angústias e emoções”, declarou Danielle.

A iniciativa não remunerada conta com alunos de graduação e pós-graduação para a divulgação dos conteúdos por meio de redes sociais, palestras e trabalhos científicos. A maioria dos membros possuem bolsas de estudo financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As linhas de pesquisa

O Nepoca desenvolve projetos em três linhas de pesquisa que são representadas por cores no Instagram. “A ideia surgiu em uma de nossas primeiras reuniões com o intuito de criar uma identidade visual para cada linha de pesquisa, que possuem enfoques diferentes mas caminham juntas na mesma temática”, afirmou Danielle.

A linha um, representada pela cor vermelha, estuda crenças e atitudes relacionadas ao comer, a comida e ao corpo. Nessa linha são feitas pesquisas para a avaliação e compreensão desses comportamentos, crenças e motivações alimentares.

Na linha dois, constituída pela cor roxa, são abordadas intervenções baseadas em “mindfulness” – atenção e consciência plena – com foco no comportamento alimentar.

Por fim, a linha três, de cor amarela estuda as interfaces entre nutrição clínica e comportamento alimentar. São apresentadas nessa linha, pesquisas de diagnóstico e intervenção, com foco no comportamento alimentar de indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e/ou hospitalizados.

Para mais informações sobre os conteúdos divulgados pelo Nepoca e sua Cartilha, acesse o Instagram @nepoca.fmrp.usp.

 


Foto: Unsplash

Compartilhar: