Outubro Rosa inspira ações beneficentes em Ribeirão Preto
As mulheres assintomáticas com idade entre 50 e 69 anos devem fazer o rastreamento com mamografia a cada dois anos.

Outubro Rosa inspira ações beneficentes em Ribeirão Preto

Além de fachadas iluminadas, a campanha oferece corrida, edição especial de cerveja e verbas doadas à instituições do município

Outubro já é conhecido pela campanha de conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama e neste ano, entidades e empresas de Ribeirão Preto se únem mais uma vez para a realização de atividades do Outubro Rosa.

Nste mês, a fachada do Shopping Iguatemi será iluminada da cor rosa. O paisagismo do centro de compras também estará voltado para a campanha.

Para os adeptos de atividade física, haverá ainda o evento "Correndo pela Prevenção", que acontecerá no centro de compras, no próximo domingo, 9. A verba arrecadada com as inscrições será revertida para o Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto (IEPO).

Outra parceria que resultou em ação para a conscientização do câncer de mama foi feita com a Cervejaria Invicta, que preparou para o outubro uma edição especial da cerveja 1000IBU. O rótulo original traz o desenho de um punho cerrado, na forma de um soco, com uma mão masculina. Para este mês a cervejaria elaborou uma versão mais feminina do rótulo, com diferentes tons de rosa e uma unha pintada, caracterizando parte do universo da mulher. Agregando ainda mais a ação, a Invicta destinará parte do lucro arrecadado com a ação para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

Junto neste movimento global, o Platino Cabeleireiros faz uma ação beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto (ABRACCIA).  Todas as quartas-feiras do mês estará em vigor a “Hidratação Solidária”, em que o valor pago pelo tratamento será integralmente revertido para a entidade. Neste dia, a hidratação da marca NG de France terá um valor de R$ 30, para incentivar a adesão à campanha. Ainda como parte da ação, os R$ 30 de cada corte de cabelo realizado nestes dias também serão destinados à ABRACCIA.   

Outra empresa que aderiu à campanha é a loja de roupas femininas NINA'LU, que irá comercializar os  broches com o lacinho pink, símbolo da conscientização e da luta contra o câncer de mama. O valor arrecadado será destinado ao Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. Já nesta quinta-feira, 6, a loja doará um percentual de todas as vendas realizadas no dia para a instituição.

Eventos

Denominado de “Outubro Rosa Truck”, no próximo dia 15, acontece um evento de conscientização em frente ao Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, que contará com a presença de vários food trucks, que doarão parte da renda arrecadada à instituição.

Doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e são esperados em torno de 57 mil casos da doença neste ano, no Brasil. Se o tumor for diagnosticado em fases iniciais, isto é, quando o nódulo tem até um centímetro, as chances de cura chegam a 95%. Porém, se ele não for descoberto e tratado a tempo, pode se disseminar para órgãos vitais e levar a morte. 

As mulheres assintomáticas com idade entre 50 e 69 anos devem fazer o rastreamento com mamografia a cada dois anos. Dessa forma, o objetivo do rastreamento é a detecção precoce da doença, com o menor número possível de casos falso-positivos, e a diminuição da mortalidade pela doença.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: