Por dia, Unidade de Emergência do HC-Ribeirão recebe cerca de 900 acompanhantes
Voluntários passaram por quatro meses de treinamento para o trabalho

Por dia, Unidade de Emergência do HC-Ribeirão recebe cerca de 900 acompanhantes

Para acomodar e acolher quem passa por ali, hospital possui cerca de 70 voluntários

Por dia, a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto recebe cerca de 900 visitantes e acompanhantes de pacientes internados no local. Ao todo, neste ano, cerca de 190 mil pessoas já estiveram na unidade médica para acompanhar os enfermos.

Para acomodar e acolher estas pessoas, o hospital possui cerca de 70 voluntários, que iniciaram este projeto na segunda semana de julho. “O objetivo é sempre buscar maneiras de ofertar um atendimento acolhedor e de qualidade, não apenas com gesto afetivo, mas, sobretudo, efetivo em todas as dependências da unidade, desde a entrada do paciente e da família e acompanhantes até a saída”, explica a vice-coordenadora do projeto, a assistente social Jenifer Keller de Oliveira Cabral.

Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas tem voluntários para alegrar familiares e amigos das vítimas

Os voluntários passaram por quatro meses de treinamento para o trabalho. Eles ficarão duas horas por dia no saguão de entrada do hospital para recepção de visitantes e acompanhantes de pacientes do local.

"Ofertar acolhimento humanizado e eficiente com auxílio do trabalho voluntário, na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), é nosso desafio”, explica a coordenadora do projeto, a psicóloga Hellen Leite.

Para ela, além de trazer benefícios e diminuir o tempo de espera, o atendimento humanizado na rotina dos hospitais envolve o respeito, atenção, empatia, compreensão e solidariedade com a dor do outro. “A integração e a comunicação entre voluntários e usuários dos serviços de saúde criam um vínculo de confiança e credibilidade entre eles, de modo que isso gera mais eficácia no atendimento e satisfação dos usuários", garante Hellen.


Foto: Divulgação

Compartilhar: