Prefeitura estima realizar 22 mil exames por mês com novo AME

Prefeitura estima realizar 22 mil exames por mês com novo AME

Contudo, polêmica sobre a instalação do ambulatório no atual local da UBDS Central segue viva

A Prefeitura de Ribeirão Preto espera realizar aproximadamente 22 mil exames por mês com novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma média de 1 mil exames por dia. A estimativa foi apresentada pelo secretário municipal da saúde, Sandro Scarpelini, na quarta-feira, 21, ao Centro Médico de Ribeirão Preto.

Na reunião também foi apresentado o plano de implantação do AME, bem como investimento e custeio do ambulatório, que será em torno de R$ 20 milhões por ano. Scarpelini explicou ainda que a estrutura do AME atenderá 25 especialidades médicas. A estimativa é fazer 8 mil consultas médicas e 3 mil consultas não médicas (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros) por mês, além de 200 cirurgias ambulatoriais mensais.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, o secretário da saúde, "apresentou ainda números que comprovam, nos últimos anos, o grande crescimento no pronto atendimento, que acaba estrangulando os hospitais e unidades de saúde da cidade".

Leia mais:
Petição pública pede não fechamento da UBDS Central, em Ribeirão Preto
Funcionários protestam contra a transferência da UBDS Central

Polêmica

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou no começo do mês de junho que irá realizar a mudança da UBDS Central para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no Sumarezinho, Zona Norte da cidade.

Apesar do apoio que recebeu do Centro Médico de Ribeirão Preto, a prefeitura ainda recebe críticas em relação à mudança. Em uma petição on-line que já conta com mais de 500 assinaturas, os moradores reclamam da medida.

Segundo o texto da petição, “além da quantidade e da qualidade dos serviços prestados, a localização centralizada da unidade é um diferencial importante para os usuários do SUS. O PS é facilmente acessado pelas principais vias da cidade, o que garante o rápido atendimento ao paciente, quesito fundamental para o sucesso nos atendimentos de urgência”.

A campanha também atenta para a história do prédio e o número de atendimentos realizados. "A UBDS Dr. João Batista Quartim, popularmente conhecida por PS Central, foi inaugurada em 1976, atualmente, a unidade é responsável por uma cobertura populacional de 230 mil pessoas. Em média, mais de 1 mil atendimentos são feitos diariamente".


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: