
Prefeitura promete duas UPAs prontas até o final de 2019 em Ribeirão Preto
A promessa é de que a UPA Oeste e a UPA Norte estejam prontas em novembro
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto prometeu a conclusão de duas UPAs até o final de 2019. A promessa é de que a UPA Oeste e a UPA Norte estejam prontas em novembro.
Leia mais:
Vereadores de Ribeirão Preto visitam UPAs paradas
Secretaria da Saúde aguarda relatório para conclusão da UPA Norte em Ribeirão Preto?
UPA Oeste
A licitação para escolher a Organização Social que vai gerir unidade de saúde será aberta em maio. De acordo com a prefeitura, está em fase de conclusão o processo para colocar em operação a UPA Oeste – Unidade de Pronto Atendimento, no Sumarezinho.
No dia 27 de março, a Prefeitura de Ribeirão Preto publicou no Diário Oficial do Município o edital de homologação das entidades qualificadas como OSs - Organizações Sociais, no processo que escolherá quem administrará a unidade de saúde.
Foram qualificadas a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), e a Associação Mahatma Gandhi, que atenderam aos requisitos da lei municipal nº 14.270/2018 e do edital de chamamento número 01/2019.
Neste momento, é elaborado, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o edital de chamamento público específico para a escolha de uma das duas empresas classificadas.
“A previsão de abertura da licitação é para maio e terá como critérios a melhor técnica e o menor custo das propostas. Tudo andando bem, em novembro abriremos a unidade de saúde para atender a população daquela região, o que desafogará os atendimentos nas outras unidades”, explicou o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.
A UPA Oeste terá capacidade de atendimento a uma área de abrangência de 100 a 200 mil pacientes. Comportará 16 consultórios, sendo seis pediátricos, além de 16 leitos de retaguarda, sendo quatro para urgência e emergência.
A unidade terá recepção, salas de triagem, acolhimento, serviço social e banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência, sala de observação adulto com 12 leitos, posto de enfermagem, sala de urgência, copa de distribuição e salas de isolamento.
UPA Norte
Já iniciadas, as obras da UPA Norte serão retomadas no segundo semestre de 2019, segundo a coordenadoria de comunicação social. A licitação para escolher a empresa que dará continuidade ao trabalho será aberta até junho.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a obra do prédio será retomada em agosto. O secretário explicou que a obra, com cerca de 60% concluídos, foi paralisada por causa de uma série de problemas estruturais e financeiros deixados pela administração anterior.
“Contratamos uma auditoria e, após acertarmos uma série de pendências, será possível dar continuidade. Estamos finalizando o Projeto Executivo e, quando concluído, será aberta a licitação para contratar a empresa que concluirá a obra do prédio. Se não houver intercorrências, a inauguraremos em novembro”, disse.
Localizada na Avenida General Euclydes Figueiredo, 161, no bairro Adelino Simioni, o prédio terá uma área construída de 1.912 m² para atender a uma região de aproximadamente 200 mil habitantes.
A nova UPA contará com leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos, cinco para clínica médica, além de farmácia, arquivo e dois quartos para isolamento, área para ambulância, sala de urgência, sala de higienização, setor de pronto atendimento, quatro consultórios adultos com sala de observação e posto de enfermagem, quatro consultórios infantis, com sala de observação e posto de enfermagem, salas para direção, administração, reuniões, refeitório, copa, área para armazenagem de materiais, instalações para o Samu e instalações para depósito de resíduos.
UPA Vila Virgínia
Em novembro, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a construção da UPA Vila Virgínia. O projeto executivo já está pronto e a Secretaria Municipal da Saúde aguarda a publicação da portaria para habilitar a construção e a liberação de R$ 3,1 milhões.
Entretanto, até o momento nada saiu do papel. Questionada, a Secretaria de saúde disse que aguarda o ministério publicar a portaria liberando a verba para a construção da Vila Virgínia.
Cronogramas
UPA Oeste
Abril – edital
Maio – abertura da licitação (OS)
Julho – contrato com vencedora
Agosto- início da obra de adequação do prédio
Outubro – finalização da obra
Novembro/dezembro - início das atividades assistenciais
UPA Norte
Maio – Entrega do Projeto Executivo
Maio/junho – abertura da licitação da obra
Agosto – início da obra
Outubro – finalização da obra
Novembro/dezembro - início das atividades assistenciais
Foto: FL Piton/CCS