Primeira cirurgia para separação de gêmeas siamesas é realizada no HC Ribeirão
Mais de 30 especialistas acompanham a primeira de quatro cirurgias

Primeira cirurgia para separação de gêmeas siamesas é realizada no HC Ribeirão

Procedimento que teve início na manhã deste sábado, 17, deve demorar cerca de 5 horas

É realizada neste sábado, 17, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a primeira das quatro cirurgias para a separação de duas gêmeas que nasceram unidades pelo crânio.

A primeira etapa, que teve início nesta manhã, tem previsão de duração de cinco horas. Os outros três procedimentos serão realizados em um período de aproximadamente um ano. 

As irmãs siamesas cearenses, Maria Ysabelle e Maria Ysadora, tiveram a cirurgia transferida para Ribeirão em razão do reconhecimento internacional que o HC possui.

Serão quatro etapas cirúrgicas semelhantes e a última mais densa. “A quarta e final será o procedimento mais complexo e mais demorado, pois temos que idealizar de onde tiraremos retalhos de pele para a parte superior da cabeça. É um desafio, mas gera entusiasmo. Estamos empolgados e acreditamos que tenha uma boa chance de êxito ao final de todo procedimento”, fala o chefe da divisão de cirurgia plástica do HC, Jayme Farina Junior.

Cerca de 30 profissionais devem estar presentes durante a cirurgia. Entre os especialistas, o médico estadunidense James Goodrich, maior nome quando o assunto é siamês, também estará na cidade. O médico responsável pela cirurgia de separação é Hélio Rubens Machado.


Foto: divulgação

Compartilhar: