Programa estadual Corujão da Saúde é ampliado para Ribeirão Preto
Segundo o secretário da Saúde do Estado José Henrique Germann Ferreira, objetivo é atender demanda reprimida

Programa estadual Corujão da Saúde é ampliado para Ribeirão Preto

Finalidade é reduzir a fila de espera para exames de ultrassonografia e endoscopia; Os exames serão realizados no Hospital Ribeirânia e no Hospital Unimed

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretária Estadual da Saúde, ampliou a atuação do programa Corujão da Saúde para o interior de São Paulo. Além de Ribeirão Preto, outras nove regiões do estado também estão no programa, a meta é zerar a demanda reprimida por diagnósticos realizando 117.813 exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia nas regiões.

Na região de Ribeirão Preto, serão apenas exames de Endoscopia Diagnóstica e Ultrassonografia. A meta é realizar 3.513 exames e zerar a demanda. Para oferecer os exames na rede pública, o governo fez parcerias com hospitais da cidade.

No Grupo São Lucas, em quatro meses de parceria serão realizados 580 exames, sendo 520 ultrassonografias e 60 endoscopias sob Anestesia e com Biopsia. O Grupo São Lucas realizou uma otimização de suas agendas e os pacientes direcionados pela Secretária, serão atendidos no Hospital Ribeirânia durante o dia e início da noite. A emissão do resultado dos exames será feita em até sete dias após sua realização, com laudo completo.

Segundo o médico e presidente do Grupo São Lucas, Pedro Palocci, a adesão ao programa é uma importante contribuição para a população de Ribeirão Preto. “Como serviço de saúde que atua na cidade há mais de 50 anos não poderíamos ficar ausentes deste chamamento do atual Secretário Estadual de Saúde, doutor Jose Henrique G. Ferreira”, diz.

No Hospital Unimed, de agosto até dezembro, o horário de atendimento também será ampliado, viabilizando a realização dos exames sem comprometer a agenda do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital, que receberá os pacientes do programa.

Gustavo Ribeiro de Oliveira, Diretor Presidente da Unimed Ribeirão Preto, destaca que a parceria com o Governo do Estado de São Paulo reforça um dos valores fundamentais da cooperativa: a Responsabilidade Social. “Sabemos que a Saúde no Brasil enfrenta enormes desafios e participar do Corujão da Saúde é a forma de contribuirmos de forma ativa”, pontua o médico.

Como funciona

O agendamento será feito por meio da Secretária Municipal de Saúde, que encaminhara o paciente para a instituição em que irá ser atendido. Ele será direcionado de acordo com a disponibilidade dos hospitais.

O secretário Estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, ressaltou que o Corujão da Saúde é um importante programa do Governo Estadual, que usa hospitais particulares conveniados para fazer exames entre as 22h e 8h –daí o nome de corujão. O objetivo do programa é atender a demanda represada de exames específicos. “Melhorar a vida do paciente que utiliza o SUS é nosso principal objetivo. O Corujão representa nossos esforços para enfrentar a demanda reprimida por exames na rede pública e, assim, agilizar diagnósticos e o tratamentos”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, que também informou que haverá ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: