Qualidade e segurança em oftalmologia
Hospital conta com uma estrutura completa, oferecendo consultas, exames e cirurgias com 14 oftalmologistas

Qualidade e segurança em oftalmologia

O Hospital Oftalmológico Ribeirão Preto recebe o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Desde sua inauguração o Hospital Oftalmológico Ribeirão Preto (HO), gerido pelos oftalmologistas Nilton Tokunaga (CRM-SP 62.643) e Clayton Tokunaga (CRM-SP 116.005), estabeleceu a cultura do aperfeiçoamento contínuo com preocupação nos detalhes dos processos de atendimento ao cliente. Nos últimos anos várias mudanças estruturais e nos equipamentos foram necessárias para manter o padrão de alta tecnologia. A equipe médica também aumentou com o ingresso de novos subespecialistas nas diversas áreas da Oftalmologia. O atendimento humanizado e o acolhimento ao paciente sempre foram prioridades, mas o crescimento trouxe a necessidade de certificar a qualidade do serviço. Por este motivo, o HO aderiu ao processo de acreditação hospitalar, baseado em critérios definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Dessa forma as organizações de saúde adquirem um reconhecimento público dos serviços prestados. O certificado mostra que a instituição tem padrões de segurança e qualidade de assistência na saúde.
Segundo os especialistas, Clayton e Nilton Tokunaga, o selo de Acreditado ONA mostra uma maturidade da instituição, com modelo de gestão eficiente nos processos e maior segurança aos pacientes
Segundo os especialistas responsáveis pelo HO, o selo de Acreditado ONA mostra uma maturidade da instituição, com modelo de gestão eficiente nos processos e maior segurança aos pacientes. “Os requisitos para a certificação envolvem a avaliação de todas as áreas de atividades da instituição, desde o serviço de limpeza até o de farmácia. São exigidos dos fornecedores registros de todos os insumos e medicamentos utilizados no HO, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicam os especialistas. Um dos protocolos fundamentais do HO é o de prevenção e controle de infecção. Todos os equipamentos de diagnóstico e do centro cirúrgico têm manutenção preventiva periódica. Os materiais cirúrgicos têm selo de esterilização com data do processo. Testes biológicos são rotineiramente realizados. Até a análise da qualidade da água e do ar exigem relatórios. O centro cirúrgico possui ar condicionado com filtro absoluto, minimizando os riscos de infecção intra-hospitalar. Foram anos de muito trabalho e dedicação no processo de certificação. De acordo com os oftalmologistas, o selo de Acreditado ONA é um motivo de orgulho para todos que fazem parte do HO, comprometidos em oferecer um atendimento de excelência.

Nos últimos anos, várias mudanças estruturais e nos equipamentos foram necessárias para manter o padrão de alta tecnologia do hospitalO HOSPITAL 

O HO foi inaugurado no dia 21 de maio de 2005, com o propósito de se tornar referência em diagnóstico e tratamento em Oftalmologia. Foram quatro anos de planejamento e execução para oferecer uma estrutura moderna, de alta complexidade e excelência.  A equipe médica iniciou com quatro integrantes e ao longo do tempo foram sendo incorporados subespecialistas nas várias áreas da Oftalmologia, a maioria com pós-graduação. “Desde então, buscamos um crescimento contínuo e sustentado com qualidade, confiança e tecnologia. A localização privilegiada com área física espaçosa e ambientes climatizados garantem o conforto dos nossos clientes. Além da modernidade das instalações e equipamentos, temos como prioridade o tratamento humanizado. Os funcionários são treinados e capacitados para dar ao paciente e seus familiares o cuidado e acolhimento para contribuir com o sucesso do seu tratamento”, comentam Clayton e Nilton.  Atualmente, o corpo clínico do HO conta com 14 oftalmologistas. As principais operadoras de planos de saúde estão no portfólio do HO com estreitos laços de parceria. A estrutura do hospital reúne consultas, exames e cirurgias em um só lugar.


Foto: Divulgação

Compartilhar: