Remédio que previne HIV será distribuído pelo SUS em Ribeirão Preto
Remédio que previne HIV será distribuído pelo SUS em Ribeirão Preto

Remédio que previne HIV será distribuído pelo SUS em Ribeirão Preto

Ministério da Saúde anunciou que o medicamento PrEP será distribuído para grupos de risco em 12 município brasileiros

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta quarta-feira, 24, que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar ofertar medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco da infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) passará a ser distribuída no SUS em até 180 dias após a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), prevista para a próxima segunda-feira, 29. Ribeirão Preto é um dos municípios brasileiros que receberão a medicação.

O ministro, que está na Assembleia Mundial de Saúde realizada em Genebra, na Suíça, apontou que a medida, inicialmente, será implementada em 12 cidades e, ao longo do ano, será estendida para todo o país. Além de Ribeirão, os municípios destacados pelo ministério são todos capitais: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis e Salvador.

A PrEP consiste na utilização do antirretroviral (truvada) antes da exposição ao vírus, em pessoas não infectadas pelo HIV e que mantêm relações de risco com maior frequência. A incorporação do medicamento foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), após consulta pública. O Brasil é o primeiro País da América Latina a utilizar essa estratégia de prevenção como política de saúde pública.

O investimento inicial do Ministério da Saúde será de US$ 1,9 milhão na aquisição de 2,5 milhões de comprimidos, o que deve atender a demanda pelo período de um ano. No Brasil, a estimativa é que a PrEP seja utilizada por uma população de 7 mil pessoas que fazem parte das populações-chave, no primeiro ano de implantação.

Os pacientes que terão o medicamento recomendado passarão por uma avaliação da vulnerabilidade, de acordo com comportamento sexual e outros contextos de vida. Essa análise deverá ser feita pelos profissionais de saúde, como o número de parceiros sexuais, os outros métodos de prevenção utilizados, o compromisso com a adesão ao medicamento, entre outros.

A PrEP é de uso contínuo, ou seja, o usuário precisa tomar o comprimido diariamente para ficar protegido do HIV, e é contra-indicada para pessoas já infectadas pelo vírus, pois pode causar resistência ao tratamento em andamento.


Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

Compartilhar: