Densidade médica na região de Ribeirão Preto é maior que da grande São Paulo
No Estado, as áreas com menor número de especialistas são Medicina Esportiva, Radioterapia, Cirurgia de Mão e Genética Médica.

Densidade médica na região de Ribeirão Preto é maior que da grande São Paulo

Levantamento do Cremesp aponta ainda que a cidade está entre as cinco com maior número de profissionais, com 6,2 para cada mil habitantes

Ribeirão Preto é a região de São Paulo com mais densidade de médicos. No total, são 4.817 profissionais com média de 3,32 clínicos por mil habitantes.  Foi o que constatou a Demografia Médica Paulista, produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e divulgada nesta quarta-feira, 14.

A Demografia apontou também que no Estado de São Paulo, 37,4% dos médicos especialistas se concentram nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. Há também 70.845 médicos especialistas no Estado. Desse total, o número de títulos dos profissionais é de 93.036, o que significa que uma parte deles possui mais de um título, podendo exercer mais de uma especialidade.

De acordo com o presidente do Cremesp, Mauro Aranha, no Estado de São Paulo concentram um número maior de faculdades de Medicina, e as residências médicas bem estruturadas predominam na Capital. “São importantes atrativos para a formação e atuação médicas, pois os profissionais tendem a se organizar em polos com melhores condições de trabalho e de recursos, para prestar um bom atendimento à população”, afirma.

No Estado, as áreas com menor número de especialistas são Medicina Esportiva, Radioterapia, Cirurgia de Mão e Genética Médica.

Maior densidade

Segundo o levantamento, as cinco cidades do estado com maior densidade médica são Santos (6,9 médicos por mil habitantes), Botucatu (6,45), Ribeirão Preto (6,2), Presidente Prudente (5,82) e São José do Rio Preto (5,56). A capital paulista aparece na oitava posição, com 4,58 médicos por mil habitantes.


Foto: Divulgação

Compartilhar: