Ribeirão Preto não ampliará público-alvo da vacinação contra a dengue, pois não possui doses com validade em 30 de abril
Para evitar perdas de estoques, Ministério da Saúde ampliou a vacinação para crianças e adolescente de 6 a 16 anos
O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescente de 6 a 16 anos. A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30 de abril, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, 18.
Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que não ampliará o público-alvo no município, pois não possui as doses com essa validade. A cidade mantém a vacinação contra a doença para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
LEIA MAIS:
Vacinação da 1ª dose contra a dengue é ampliada para adolescentes de 10 a 14 anos
Foto: Canva Pro