Ribeirão Preto participa de programa de prevenção cardiovascular estadual
Em Ribeirão Preto serão mais de 3 mil jovens participantes do evento

Ribeirão Preto participa de programa de prevenção cardiovascular estadual

Nessa quarta-feira, 25, ação reunirá 63 mil alunos paulistas

Ribeirão Preto irá participar de um programa de prevenção cardiovascular estadual nessa quarta-feira, 25. Ao todo, 63 mil alunos de todo o Estado de São Paulo participarão de oficinas temáticas sobre fatores de risco e proteção à saúde cardiovascular, em 210 escolas.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), por meio do programa SBC Vai à Escola, este é considerado o maior programa de prevenção cardiovascular do mundo, e o território paulista torna-se pioneiro ao receber as atividades.

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração será o grande mote para o evento. Em cada uma das instituições de ensino, monitores do programa montarão cinco salas, com oficinas envolvendo atividades físicas, nutrição, relaxamento, atrações multimídia e até teatro.

Para o médico José Francisco Kerr Saraiva, contribuir com a capilaridade desse programa dialoga com a missão de disseminar o conhecimento à população para reduzir as ocorrências de óbitos por doenças cardiovasculares. “Nesse caso, atuando com crianças e adolescentes, dentro do ambiente escolar, contribuindo para que essas ações multidisciplinares ocorram de maneira efetiva e lúdica. Sem dúvida, a entidade sente-se orgulhosa de contribuir apoiando o alcance ao maior número de multiplicadores possíveis".

Na regional Ribeirão Preto, o médico Antônio Vitor de Moraes Júnior destaca que a ação representa um grande avanço na luta contra as doenças cardiovasculares. "O mais importante é que envolve o princípio básico de prevenção de doença: atuar na infância e adolescência", explica.

Em Ribeirão Preto serão mais de 3 mil jovens participantes do evento. "São as verdadeiras sementes que estão sendo plantadas visando não o tratamento das doenças cardiovasculares, mas sim como prevenir para que não cheguemos até elas".

Informação que salva corações

Todos os participantes são alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que aprenderão a importância da adoção consciente de hábitos de vida mais saudáveis. O circuito prevê que eles permaneçam durante 30 minutos em cada sala temática: atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo.

Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares (obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse), além de fatores protetores para a saúde do coração: atividade física regular e alimentação saudável.


Foto: Divulgação

Compartilhar: