Rotina de skincare

Rotina de skincare

Na tradução para o português “skincare” significa cuidados com a pele; segundo dermatologistas, o ideal é que essa rotina de cuidados seja feita duas vezes ao dia

Matéria publicada na edição 1106 da revista Revide.

Seja por saúde ou por estética, uma pele limpa, macia e equilibrada chama a atenção. Durante a pandemia, o autocuidado aumentou e a chamada rotina de “skincare” – na tradução para o português, “cuidados com a pele” – se popularizou. No meio digital, influenciadores fizeram fama gravando dicas e procedimentos estéticos como esse.

Segundo a dermatologista Christiane Brandão Pedrosa, ter uma rotina de cuidados desde a adolescência, é essencial para manter uma pele saudável. A rotina de cuidados inclu produtos controlam a oleosidade, mantém a pele hidratada, evitam cravos e espinhas, previvem formação de manchas e retardam os primeiros sinais do envelhecimento e o aparecimento do câncer de pele no futuro.

“Durante a pandemia, a rotina personalizada de skincare foi campeã de pedidos nos consultórios dermatológicos entre homens e mulheres de todas as idades”, conta a médica. Christiane acrescenta que o skincare é uma rotina de cuidados diários com a pele a longo prazo. Se for esquecido ou mal feito pode trazer prejuízos como efeito rebote da oleosidade e reaparecimento de espinhas, formação de manchas e até mesmo ressecamento, alergias e dermatites.

“Essa rotina deve ser trocada ou adaptada a cada três ou seis meses pela sua médica, pois nossa pele sofre mudanças o tempo todo por alterações hormonais, clima, estresse e alimentação.  Além de ser essencial para a manutenção dos resultados dos procedimentos estéticos, como peelings, microagulhamento, laser, luz pulsada, toxina botulínica e estimuladores de colágeno”, finaliza.

Rotina cuidadosa

Durante a adolescência, por conta das alterações hormonais, a proliferação de espinhas é muito comum. Para estudante Isadora Andrade, de 16 anos, ter uma rotina de skincare diminuiu o aspecto de oleosidade. “Entre os 13 e 14 anos, eu começava a rotina, mas parava logo depois. Não conseguia manter uma constância. Além disso, tinha muita acne e, conforme o tempo foi passando, vi a necessidade de uma rotina fixa para me livrar delas. Hoje, vejo a diferença na qualidade da minha pele, já que passei a fazer minha skincare diariamente”, relata.

Segundo a jovem, após acordar, ela lava o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele; aplica hidratante facial e finaliza com um filtro solar. Quando vai dormir, higieniza a pele com água micelar, que retira as impurezas, maquiagem e oleosidade. Além disso, ela ressalta que, durante o banho, não lava o rosto com o sabonete corporal, já que ele tem um pH diferente e é mais agressivo à pele facial. Aos finais de semana, Isadora gosta de usar argilas, máscaras e esfoliantes naturais.

“Por causa da correria da escola nunca tive muita paciência para tirar uns minutos para me cuidar, mas depois que acostumei não consigo deixar de fazer essas etapas. Acho que essa importância vai muito além da estética; envolve autocuidado e amor. Além disso, manter essa rotina de cuidados pode ajudar na manutenção da autoestima”, declara.

Isadora Andrade e Francine Lino

Desde às primeiras tentativas de adaptação, a estudante conta que sua mãe a levou em um dermatologista para ter o acompanhamento correto. “Muitas pessoas seguem exclusivamente dicas de famosas na internet, mas acho que cada pele requer cuidados diferentes, então deve-se sim procurar orientações profissionais”. Além desses cuidados diários, para ter uma pele mais saudável e bonita, Isadora passa por uma limpeza de pele com esteticista a cada dois meses. 

Entre o espectro da pele seca e da pele oleosa, existem as pessoas que tem a pele “mista”. Geralmente, as pessoas com esse tipo de pele sofrem com pontos específicos de oleosidade e ressecamento, como é o caso da estudante de Psicologia, Francine Lino Borba, de 18 anos. “Cresci vendo minha irmã ter cuidados com a pele e isso me influenciou bastante”, afirma.

Em sua rotina de skincare, Francine começa por uma água micelar para limpeza, depois um sabonete facial específico para seu tipo de pele, em seguida, aplica a vitamina C, hidratante e, por fim, o protetor solar. Somado a isso, uma vez na semana aplica um máscara de argila. “Quando existe uma rotina de cuidados você passa a entender como sua pele funciona, consegue observar mais atentamente suas mudanças e necessidades, então, a tendência é só melhorar”, pontua. 

Máscaras faciais

As máscaras faciais são ótimas para quem pretende manter uma rotina de skincare. O dermatologista Renato Soriani esclarece que as máscaras possuem uma concentração de ativos específica para cada finalidades – espinhas, pele seca e outras – e podem ser úteis quando utilizadas sob orientação de um dermatologista.

Segundo Soriani, o ideal é realizar essa rotina de cuidados pelo menos duas vezes ao dia e, caso seja possível, uma mais simples no meio do dia. Já sobre as receitas caseiras, que muitas pessoas usam sem prescrição, o dermatologista faz um alerta; muitas delas podem não ser a mais indicada para o tipo de pele ou problema da pessoa. “Além disso, algumas delas, podem conter substâncias capazes de piorar a qualidade da sua pele ou causar problemas como, alergias ou dermatites”, afirma.

Christiane conta que durante a pandemia a rotina de skincare, foi campeã de pedidos nos consultórios dermatológicos

Ferramentas para uma boa pele

As dicas a seguir são da dermatologista Christiane Brandão Pedrosa e servem para peles oleosas, mistas e com tendência a acne.

- Gel ou espuma de limpeza facial: duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com o produto que tenha ação antioleosidade. Nunca dormir sem retirar a maquiagem;

- Água termal em spray: borrifar no rosto após a limpeza para acalmar, refrescar e hidratar a pele. Por ser gelada, também ajuda a fechar os poros e evitar o craquelado do filtro solar;

- Hidratante: de preferência em sérum (dois pumps ou cinco gotas), com textura leve e não oleosa, contendo ácido hialurônico e probióticos pela manhã para hidratar e fortalecer as defesas da pele contra fatores que agravam a oleosidade durante o dia. À noite, devem conter niacinamida para desinflamar e previnir o aparecimento da acne, além de evitar o ressecamento pelos ácidos;

-Filtro solar:  com seborregulador e toque seco, para controlar a oleosidade ao longo do dia. Reaplicar a cada três horas, independentemente da exposição solar direta. Utilize o equivalente a uma colher de sobremesa para rosto, e pode ser aplicado em duas camadas;


Foto: Reprodução

Compartilhar: