Secretaria da Saúde realiza programação especial sobre Amamentação

Secretaria da Saúde realiza programação especial sobre Amamentação

Evento faz parte da programação da 24ª Semana Mundial da Amamentação

O Programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, em parceria com instituições e universidades, promove, tradicionalmente no mês de agosto, atividades relacionadas à Semana Mundial da Amamentação.

Neste ano, o tema abordado é “Amamentação e Trabalho: Vamos tornar possível!”. “Contamos com a participação de profissionais de várias áreas profissionais e de cidades da região”, afirmou a enfermeira Márcia Reis, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno.

Nesta terça-feira, dia 4, acontece o III Mamaço e a inauguração da Sala de Apoio à Amamentação e Coleta de Leite Humano, na Unidade Básica de Saúde Waldermar Barnsley Pessoa, no Parque Ribeirão Preto, a partir das 13h30. Haverá neste dia uma homenagem às mães doadoras. Também haverá apresentação teatral, palestra, distribuição de brindes e coffee break.

Na sexta-feira, dia 7, a partir das 13h30, a Unidade de Saúde da Família Doutor Luiz Gonzaga Olivério, no bairro Heitor Rigon, comemorará o dia com uma apresentação teatral abordando o tema “Amamentar e trabalhar, tornar possível”. O médico Caio Henrique Gonçalves Piovan falará sobre o tema e os benefícios do aleitamento.

Em seguida, a cirurgiã dentista Silvana Maria Paulino, dentista da Unidade, abordará os “Efeitos da Amamentação na Dentição Saudável”. Uma jovem mãe, cantora, atendida na unidade, interpretará a canção "9 meses – Oração do Bebê”, de Bárbara Dias.

Amamentação 

De acordo com Marcelo Rossi, médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) com especialização em Pediatria e Infectologia Pediátrica, o aleitamento materno é imprescindível para o desenvolvimento físico, mental, imunológico e emocional de uma criança. O aleitamento artificial é incapaz de suprir, em qualquer hipótese, essas necessidades do recém-nascido.

Em seu vlog o assunto é mais bem detalhado. Com o nome de "Um pediatra na Net", o portal aborda informações médicas importantes sobre a amamentação e outros assuntos importantes da saúde infantil. Veja o primeiro vídeo onde o pediatra fala sobre horário de amamentação.

“O leite materno tem as quantidades e as especificidades exatas e inigualáveis de proteínas, gorduras e carboidratos que uma criança necessita, sobretudo no primeiro semestre de vida, período no qual a criança deve receber o aleitamento materno exclusivo“, afirma Rossi.

O pediatra ressalta que o aleitamento materno exclusivo provê os nutrientes adequados para o crescimento da criança, previne a obesidade infantil, fornece estimulação imunológica e diminui o risco de doenças, principalmente infecciosas, mas também alérgicas, autoimunes, neurológicas, cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, entre outras.

Mais informações no Vlog do pediatra

Revide On-line
Foto: Divulgação 

Compartilhar: