Segundo caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil, diz Ministério da Saúde

Segundo caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil, diz Ministério da Saúde

Em Ribeirão Preto, dois casos do covid-19 estão em investigação

O segundo caso de covid-19 no Brasil foi confirmado neste sábado, 29, pelo Ministério da Saúde. O paciente infectado pelo novo coronavírus também vive em São Paulo, como o primeiro caso confirmado. O homem esteve na Itália, onde possivelmente aconteceu a contaminação. Ainda segundo o Ministério informou, não há evidências de circulação do vírus em território nacional. O paciente está em isolamento domiciliar com a companheira, que também esteve na Itália, mas não apresenta os sintomas, de acordo com o Ministério.

De acordo com o mais recente boletim mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

Em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, são dois casos em investigação. Uma mulher de 73 anos, que passou por atendimento na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas e teve alta no final da tarde dessa sexta-feira, 28. Ela também esteve na Itália. 

Já na quinta-feira, 27, o primeiro caso suspeito de infecção pelo coronavírus em Ribeirão Preto, por uma unidade de saúde privada. Segundo a nota, se trata de um paciente de 42 anos, do sexo masculino, que foi pra Itália, onde esteve a trabalho por 30 dias. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem, disse a secretaria. 

Leia também:
HC e Prefeitura concedem coletiva sobre suspeita de coronavírus em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto investiga primeiro caso suspeito de coronavírus

Mortalidade baixa

Vale ressaltar, que a taxa de mortalidade do vírus é baixa, de cerca de 3,4%. Sendo de 3,5% na China e de 1,5% no restante do mundo. Até a tarde desta sexta-feira, 28, das cerca de 83 mil pessoas infectadas em todo o mundo, 2,8 mil vieram a óbito.

Foram 78 mil casos confirmados na China, e 2,7 mil mortes. E 5 mil casos no restante do mundo, com 79 mortes. Desse total, 36 mil já estão totalmente curadas, segundo dados da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Etiqueta respiratória

O infectologista da USP explica que o uso de máscaras não é necessário no País. O ideal, segundo ele é seguir a “etiqueta respiratória”. Ao espirrar, não utilizar as mãos para parar o espirro, mas o braço ou a manga da camisa. E é recomendo realizar a higienização das mãos corretamente, até a altura dos cotovelos.

“Com álcool gel ou água e sabão. Porque esse vírus tem uma partícula protetora que é gordurosa. Então, qualquer detergente quebra esse vírus”, disse o especialista. O vírus ainda permanece por algumas horas em objetos atingidos por gotículas ou pelo aerosol, por isso, é necessário sempre higienizar as mãos, mesmo quando não há contato direto com infectados.

 


Imagem: Acervo Revide

Compartilhar: