Sem vacinas nos postos, pacientes são pegos de surpresa

Sem vacinas nos postos, pacientes são pegos de surpresa

As doses se esgotaram em pontos de Ribeirão Preto; Nova remessa deve chegar nesta terça-feira, 3

Com as vacinas contra o vírus H1N1 esgotadas desde a tarde desta segunda-feira, 2, postos de Saúde de Ribeirão Preto receberam pacientes que ficaram irritados com a falta de comunicado sobre o esgotamento.

A nova remessa de vacinas deve ser entregue nesta terça-feira, 3. Serão distribuídas 50 mil doses que vão normalizar os estoques das salas de vacinação nesta quarta-feira, 4.

A vacina que é destinada as pessoas pertences ao grupo prioritário, como crianças menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebês há 45 dias e as pessoas com doenças crônicas, fez com que as doses se esgotassem em pelo menos 20 postos de vacinação.

Sem resultado

O aposentado de 60 anos, Waldecir dos Reis, ficou nervoso com a falta de vacina na Unidade Básica de Saúde, do Jardim João Rossi. “Cheguei aqui achando que tinha a vacina. Acho que foi uma falta de atenção deles, por não avisar a população que as vacinas já tinham acabadas”, diz.


Waldecir que é morador do bairro Nova Aliança comenta também que não sabe quando irá voltar para tomar a vacina, já que as funcionárias da UBS informaram que a previsão para chegar as doses é entre esta quarta-feira, 4, e a quinta-feira,5. “É uma situação complicada, pois além de gastar combustível do carro, quem está trabalhando perde um dia de serviço”, afirma.

A empresária Maliko Ogata Hachiemine resolveu levar os três filhos, dois meninos de 13 anos e uma menina de 20, para receber as doses da vacina, porém, quando chegou na UBS se deparou com a falta de imunização. “Eu já esperava que a vacina fosse acabar, mas preferi vir até aqui para verificar”, comenta.

A empresária disse ainda que ela e os filhos se enquadram no grupo de prioritários. Os adolescentes tem asma e ela é cardíaca. “Tomamos a vacina todos os anos, mas agora pretendo ligar antes de vir, assim não perco a viagem, como hoje”, acrescenta.

Dados

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura Municipal, até às 10h desta segunda-feira, 2, 25.361 pessoas foram vacinadas contra o vírus Influenza. Foram imunizadas 6.320 crianças de seis meses e menores de cinco anos, 1.667 trabalhadores da saúde, 545 gestantes, 128 puérperas (mulheres que tiveram bebês há 45 anos), 11.592 idosos e 5.109 pacientes portadores de doenças crônicas.

Campanha de Vacinação 

A campanha de vacinação que teve início o último sábado, 30, acontece até o próximo dia 20. Segundo a enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romagnolli Passos, em Ribeirão Preto, o dia "D" foi agitado. "Sábado foi um dia de trabalho intenso para nossas equipes, mas todos os que nos procuraram foram atendidos", afirma. 

Ela completa ainda que pretende contar com o envolvimento tanto dos funcionários quanto da população, principalmente, na situação da vacina que é injetável.


Fotos: Laura Scarpelini

Compartilhar: